Bênção e mimos: pets ganham programação especial
“A intenção é que possam ser livrados de todos os perigos, de todo o mal”, diz frei
Dia de São Francisco de Assis, o sábado foi marcado por bênção especial e agrados para os animais em Campo Grande. O santo, conhecido na fé católica pela simplicidade, é retratado cercado por animais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No Dia de São Francisco de Assis, a Comunidade São Francisco de Assis, em Campo Grande, realizou uma celebração especial de bênção para animais de estimação. O evento atraiu diversos tutores, como a médica-veterinária Letícia Ferri, que levou seus cães Thor e Loki, e a aposentada Geni Rodrigues com sua pinscher Lila. O frei Davison da Silva do Nascimento conduziu as bênçãos, destacando a importância dos animais como membros da família. O evento também recebeu doações de ração e permitiu que tutores levassem fotografias de seus pets para serem abençoadas, reforçando a tradição do santo conhecido por sua conexão com os animais.
A programação, na Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Vilas Boas, atraiu a médica-veterinária Letícia Aparecida Ferri Rodrigues, 27 anos. Ela foi acompanhada de toda a família e dos cachorros Thor e Loki.
- Leia Também
- Preguiça ou sinal de dor? Como saber se o seu pet está sofrendo
- No Dia Contra a Raiva, tutores aproveitam para vacinar pets em shopping
O dálmata Thor chegou há dez anos. Já Loki foi adotado em março de 2025, durante visita a evento de adoção realizado pela Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal).
“Quando a igreja faz esses eventos, une duas causas importantes. Participo da comunidade e venho sempre”, diz Letícia, que estava acompanhada dos pais, avós e amigo. Eles doaram ração para os animais.
Avó de Letícia, a aposentada Geni Valério Rodrigues, 79 anos, levou a pinscher Lila, de quatro meses. “Moro sozinha e ela me faz companhia. Trato, cuido, arrumo a caminha e isso distrai bastante”.
À tarde, a dupla Geni e Lila vai se distrair na calçada perto de casa. “Ela ama passear, só que é briguenta, encrenqueira. Mas ela não morde, só late. Vou trazer ela todo ano agora para pedir proteção. A gente acredita muito em São Francisco”, diz Geni.
Ela conta que já recorreu ao santo quando os cachorros do neto fugiram. E os animais logo foram encontrados.
O casal Dennys Bruno Pereira Batista, 35 anos, e Taiane de Menezes Valério, 37 anos, levou o lhasa-apso Tico para receber a benção. O cachorro foi um presente do esposo durante o namoro. Há quatro anos, Tico viu a família crescer, com a chegada de Theo, filho do casal.
“A gente faz parte da comunidade e vem sempre. São Francisco é um exemplo para nós como pessoa. Ele tratou todas as formas de vida com carinho e respeito. E é uma forma de mostrar para o Theo o caminho da fé”, diz Dennys, que é servidor público.
A professora Taiane destaca que Tico já tem idade avançada para um cachorro, mas que pede a bênção para que ele viva por muitos anos.
O frei Davison da Silva do Nascimento, 24 anos, destaca o amor pelos animais. “Hoje, o animal doméstico é, de fato, membro da família. Então, é um carinho muito especial. Nós vivenciamos esse dia com as famílias, abençoando, entregando algumas lembranças e distribuindo água benta. Para que elas possam vivenciar esse dia com muita bênção e muita alegria".
Como o importante é a intenção, pessoas que levaram fotografia dos animais também ganharam bênçãos. “Como toda bênção, é um momento de muita espiritualidade, um momento de oração. Então, a intenção é que possam ser livrados de todos os perigos, de todo o mal”.
São Francisco era filho de um homem muito rico e aproveitava dessa fortuna. Mas voltou-se para a vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, conhecidos como franciscanos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.