ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

“Brecha” na lei liberou procurador de MS para 1ª escalão do governo

Aline dos Santos | 05/03/2016 10:00
Procurador, Maluf foi liberado pelo MPE para assumir Sejusp. (Foto: Marcos Ermínio)
Procurador, Maluf foi liberado pelo MPE para assumir Sejusp. (Foto: Marcos Ermínio)

Enquanto a Justiça Federal proíbe um procurador de assumir cargo de ministro da Justiça, uma brecha na Constituição Federal foi o caminho para que o procurador Sílvio Maluf, membro do MPE/MS (Ministério Público do Estado), assumisse o comando da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

A situação é complexa do ponto de vista jurídico e depende de qual artigo da constituição é escolhido para tratar o impasse. No caso de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público sustenta a liberação de Maluf para o primeiro escalão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no inciso IX do artigo 129. O dispositivo autoriza membro do MPE a “exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”.

Com essa justificativa, o MPE autorizou em 16 de dezembro de 2014 a ida de Maluf para cargo no governo. No caso do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, que é procurador e foi liberado pela MPE da Bahia, a suspensão da nomeação foi sustentada pelo artigo 128. A legislação proíbe que membro do MPE de “exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério”.

O deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE) entrou com ação popular contra a nomeação de Lima e Silva na Justiça Federal de Brasília. Ontem, a juíza federal Solange Salgado, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, deferiu a liminar e suspendeu o decreto que nomeou o ministro.

Conforme a decisão, Lima e Silva pode ser nomeado novamente, contudo, precisa se desligar por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria, do cargo que ocupa desde 1991 no Ministério Público da Bahia.

Definitivo – De acordo com o advogado constitucionalista André Borges, o STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir sobre a questão na próxima semana, quando julgará uma arguição de descumprimento de preceito fundamental. A decisão tem efeito vinculante, válida em todo País.

Conforme o advogado, caso o Supremo seja contrário à liberação dos membros do MPE, Maluf deverá deixar o cargo ou se aposentar. “O tema é tecnicamente complexo, mas semana que vem será decidido em definitivo. Para mim, não é possível esse tipo de nomeação, com função comissionada no Executivo”, afirma Borges. A reportagem não conseguiu contato com o secretário Sílvio Maluf.

Nos siga no Google Notícias