ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

"Outros estão se movimentando", diz Reinaldo sobre demora de tucanos

“Enquanto eles postergam essa decisão, outros partidos estão buscando apoio”, também afirmou o governador

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 29/11/2018 10:36
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) chegando ao Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo (Foto: Leonardo Rocha)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) chegando ao Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo (Foto: Leonardo Rocha)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) mandou recado para tucanos na manhã desta quinta-feira (29) sobre a demora dos correligionários em decidir quem vai ser candidato à Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Enquanto eles postergam essa decisão, outros partidos estão se movimentando e buscando apoio”, afirmou.

O anúncio do nome do partido para a disputa seria feito no início da noite desta terça-feira (27), mas a reunião da executiva foi adiada por falta de quórum –os deputados Paulo Corrêa e Rinaldo Modesto faltaram.

Embora acredite que uma decisão tem de ser tomada em breve, Reinaldo continua afirmando que não vai interferir, ao menos por enquanto. “Ainda não é hora”, disse durante agenda pública.

O governador comentou que apesar a indefinição, “ainda é cedo”, uma vez que a eleição da mesa diretora da ALMS está marcada para o daqui a 60 dias –só acontece no dia 1º de fevereiro.

Cenário – Os deputados do PSDB dizem que já “cederam” nas duas últimas eleições ao MDB, mesmo já tendo a maior bancada na Assembleia. Nestas duas oportunidades, a presidência ficou com o deputado Junior Mochi (MDB) e a primeira-secretaria com Zé Teixeira (DEM).

Outro fato a favor dos tucanos é que a coligação encabeçada pelo partido elegeu 16 deputados na Assembleia, na eleição deste ano. Tendo votos suficientes para “consolidar” a maioria, em uma eventual disputa de votos. Entretanto os parlamentares admitem que a intenção é buscar um “consenso”, que é algo “tradicional” na Casa de Leis.

Por estar seguindo ao 7° mandato e reunir “credenciais” para ocupar o cargo, o deputado Paulo Corrêa (PSDB) segue como favorito para ser indicado pelos tucanos, tendo como principal rival dentro do partido, Onevan de Matos (PSDB), que vai para o 9° mandato na Assembleia. Quem for escolhido nesta reunião, tem grandes chances de comandar o legislativo no ano que vem.

Os outros blocos que estão se formando para entrar na concorrência, um deles é encabeçado pelo o MDB - que já teria apoio do PT e dos Patriota - e o segundo bloco é formado pelo Solidariedade, PSL, PP e PR.

Nos siga no Google Notícias