ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

"Pensam que só lá tem brasileiros", diz André sobre RJ e royalties

Fabiano Arruda e Danúbia Burema | 08/11/2012 09:45
Governador André Puccinelli concede entrevista durante agenda pública nesta quinta. (Foto: Minamar Junior)
Governador André Puccinelli concede entrevista durante agenda pública nesta quinta. (Foto: Minamar Junior)

O governador André Puccinelli (PMDB) disse, durante agenda pública nesta quinta-feira, que aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) do projeto, aprovado pela Câmara Federal na terça (6), que redistribui os royalties do petróleo para estados e municípios.

Segundo ele, é preciso aguardar para saber se a presidente não vai vetar a matéria. Além disso, disse prever uma briga judicial movida pelo Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro acha que só tem brasileiro lá”, criticou.

Ontem (7), o governador daquele Estado, Sérgio Cabral (PMDB), reclamou da nova disposição de distribuição dos royalties que o projeto prevê. Em entrevistas, ele disse confiar no veto da presidente, no entanto, há a expectativa de que o RJ recorra à Justiça, sob alegação de inconstitucionalidade, caso seja sancionada.

A nova regra pode representar perda de R$ 4 bilhões só no ano que vem e os prejuízos inviabilizariam até a realização das Olimpíadas de 2016, disse Cabral à imprensa.

Mato Grosso do Sul, por outro lado, pode receber R$ 150 milhões de royalties do Petróleo em 2013, valor dez vezes maior do que o Estado recebeu ano passado.

Números - O texto ratificado na Câmara reduz de 30% para 20% os royalties destinados à União. Pela proposta, os estados produtores deixam de receber os atuais 26,25% dos royalties, passando para 20%. A fatia dos municípios produtores cai de 26,25% para 15% em 2013 e 4% em 2020. Estados não produtores saem dos atuais 7% para 21% em 2013, chegando a 27% em 2020. A parcela dos municípios não produtores também cresce: dos atuais 1,75%, passam a 21% em 2013 e 27% em 2020.

Nos siga no Google Notícias