ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

"Vou pedir desculpas à família", diz vereador sobre homenagem revogada

Ele queria nomear de Pedro Pedrossian a Esplanada Ferroviária

Kleber Clajus | 26/06/2018 13:30
Revogação foi proposta para evitar "eventual dano ao patrimônio histórico e cultural" (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Revogação foi proposta para evitar "eventual dano ao patrimônio histórico e cultural" (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Haverá pedido de desculpas, conforme o vereador Chiquinho Telles (PSD), aos familiares do ex-governador Pedro Pedrossian que seria homenageado com atribuição de seu nome a Esplanada da Estação Ferroviária. Lei que previa isso foi revogada nesta terça-feira (26).

Em projeto encaminhado aos vereadores, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) esclarece que a revogação se faz necessária para "evitar eventual dano ao patrimônio histórico e cultural, com impacto na percepção e na memória coletiva". Medida assim atende a recomendação da 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, que abriu um inquérito civil.

Tombamento do local, há mais de três anos, fixou a nomenclatura de "Complexo Ferroviário Histórico e Urbanístico da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil". A designação, no entanto, existe há nove anos, mas não foi considerada na homenagem ao ex-governador.

"Atendendo a recomendação, vou pedir desculpas a família. Só queríamos homenagear", lamentou Chiquinho. "Passou pelas comissões e houve adesão de todos os vereadores".

Patrimônio - Tombado há três anos pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o complexo ferroviário de Campo Grande possui 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, que não podem ser alterados sem autorização.

Dentre os imóveis, estão as casas dos operários, dos funcionários intermediários e dos graduados, além da estação, construída a partir de 1914, com ampliações em 1924 e 1930.

Nos siga no Google Notícias