ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

A 10 dias da votação, saiba se está tudo certo com o seu título para o dia 7

TRE faz alerta para eleitores da Capital que tiveram o título cancelado. Consulta pode ser feita pelo site do TSE

Izabela Sanchez | 27/09/2018 16:37
No país 3,4 milhões de títulos foram cancelados (Reprodução)
No país 3,4 milhões de títulos foram cancelados (Reprodução)

Em Campo Grande 61,5 mil eleitores tiveram os títulos cancelados por não fazer a revisão eleitoral este ano e, conforme decisão de ontem do STF (Superior Tribunal Federal) estão impedidos de votar neste ano. Para conferir se ficou de fora, basta acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aqui, e clicar em “situação eleitoral”, na barra direita.

Apesar dos boatos que circularam,dizendo que o voto sem biometria será permitido, a diretora-geral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Letânia Coutinho, alerta que os votos foram cancelados. O período para regularização foi estendido, mas, mesmo assim, muitas pessoas não compareceram.

Ainda assim, o número de campo-grandenses é relativo, explica a diretora. Isso porque muitos eleitores podem ter mudado de cidade ou mesmo falecido. “A última revisão foi em 1986, de lá para cá muita coisa aconteceu. Se ela não compareceu à biometria é certeza que está com título cancelado”, alerta.

“Mas desde 2015 de forma ordinária a gente já vinha fazendo o recadastramento em Campo Grande. Então pode ser que ele tenha ido ao cartório e já foi cadastrado na biometria. Pelo site ele consulta a situação dele”, orienta.

Biometria – Em Mato Grosso do Sul, 10 cidades votam com o sistema de biometria: Fátima do  Sul, Bonito, Jateí, Vicentina, Sidrolândia, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Jaraguari, Bandeirantes e Camapuã.

O projeto da biometria tem objetivo de implantar a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. Além disso, é uma forma de que o eleitor, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto foi realizado em 2008 e Fátima do Sul foi uma das únicas três cidades a participarem. O projeto envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS).

Nos siga no Google Notícias