A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

27/09/2018 16:37

A 10 dias da votação, saiba se está tudo certo com o seu título para o dia 7

TRE faz alerta para eleitores da Capital que tiveram o título cancelado. Consulta pode ser feita pelo site do TSE

Izabela Sanchez
No país 3,4 milhões de títulos foram cancelados (Reprodução)No país 3,4 milhões de títulos foram cancelados (Reprodução)

Em Campo Grande 61,5 mil eleitores tiveram os títulos cancelados por não fazer a revisão eleitoral este ano e, conforme decisão de ontem do STF (Superior Tribunal Federal) estão impedidos de votar neste ano. Para conferir se ficou de fora, basta acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aqui, e clicar em “situação eleitoral”, na barra direita.

Apesar dos boatos que circularam,dizendo que o voto sem biometria será permitido, a diretora-geral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Letânia Coutinho, alerta que os votos foram cancelados. O período para regularização foi estendido, mas, mesmo assim, muitas pessoas não compareceram.

Ainda assim, o número de campo-grandenses é relativo, explica a diretora. Isso porque muitos eleitores podem ter mudado de cidade ou mesmo falecido. “A última revisão foi em 1986, de lá para cá muita coisa aconteceu. Se ela não compareceu à biometria é certeza que está com título cancelado”, alerta.

“Mas desde 2015 de forma ordinária a gente já vinha fazendo o recadastramento em Campo Grande. Então pode ser que ele tenha ido ao cartório e já foi cadastrado na biometria. Pelo site ele consulta a situação dele”, orienta.

Biometria – Em Mato Grosso do Sul, 10 cidades votam com o sistema de biometria: Fátima do  Sul, Bonito, Jateí, Vicentina, Sidrolândia, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Jaraguari, Bandeirantes e Camapuã.

O projeto da biometria tem objetivo de implantar a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. Além disso, é uma forma de que o eleitor, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto foi realizado em 2008 e Fátima do Sul foi uma das únicas três cidades a participarem. O projeto envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS).

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions