ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

A 3 dias da eleição, pesquisa crava vitória de Reinaldo no 1º turno

No cálculo feito com os votos válidos – que exclui brancos, nulos e indecisos –, o candidato tucano aparece com 54% da preferência do eleitorado

Anahi Zurutuza | 04/10/2018 13:31
Reinaldo Azambuja em entrevista durante evento na Famasul (Foto: Arquivo)
Reinaldo Azambuja em entrevista durante evento na Famasul (Foto: Arquivo)

Pesquisa do instituto Bigdata, divulgada nesta quinta-feira (4), também aponta para a vitória de Reinaldo Azambuja (PSDB) nas eleições para governador já no próximo domingo (7), no primeiro 1º turno. No cálculo feito com os votos válidos – que exclui brancos, nulos e indecisos –, o candidato tucano aparece com 54% da preferência do eleitorado.

Com a margem de erro de 3%, Reinaldo pode ter entre 51% e 57%. Odilon de Oliveira (PDT), o principal adversário do candidato à reeleição, teria entre 23% e 29% dos votos, conforme a simulação.

(Fonte/Gráfico: Bigdata)
(Fonte/Gráfico: Bigdata)

Segundo cenário – Na pesquisa estimulada, mas que leva em consideração os eleitores que declaram votar branco ou nulo e ainda os indecisos (10% dos entrevistados), Reinaldo aparece com 44% da preferência dos eleitores e Odilon com 21%.

Em terceiro lugar, está Junior Mochi (MDB), tem 10% da preferência dos eleitorado, Humberto Amaducci (PT) fica com 4%, Marcelo Bluma (PV) com 2% e João Alfredo (Psol) tem 1%.

Ainda assim, Reinaldo leva no 1º turno, conforme a pesquisa, uma vez que consegue mais votos que todos os outros candidatos juntos. A soma dos votos dados os outros 5 concorrentes é de 38%.

Terceira possibilidade – Na consulta espontânea – quando os nomes dos candidatos não é citado pelo pesquisador –, Reinaldo também na frente, mas com 31% da preferência dos eleitores, contra os 18% de Odilon de Oliveira e 8% de Mochi.

Neste cenário, o que surpreender é o número de indecisos – são 37% dos entrevistados. Declararam que votarão branco, nulo ou não votam, 4% dos eleitores.

Pesquisa – O levantamento foi feito com 1,2 mil entrevistas no dia 3 de outubro em Campo Grande e outras 16 cidades. A pesquisa foi encomendada pela TV Record e está registrada sob o n° MS-01440/2018.

Nos siga no Google Notícias