ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Acordo mantêm partidos na Mesa Diretora da Assembleia

Antônio Carlos Arroyo ficará com a primeira secretaria no lugar de Paulo Corrêa

Fabiano Arruda e Paula Vitorino | 27/11/2012 12:25
Presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, será reconduzido ao cargo. (Foto: Divulgação)
Presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, será reconduzido ao cargo. (Foto: Divulgação)

Em reunião nesta terça-feira, deputados estaduais fecharam consenso para reconduzir os partidos aos mesmos cargos que ocupam na Mesa Diretora, na eleição, que deve ocorre no dia 18 de dezembro e indicará a nova disposição do comando do legislativo.

O rascunho do acordo começou a ser desenhado numa reunião reservada entre o presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB), e o veterano Londres Machado (PR), na semana passada.

Assim, a primeira secretaria vai continuar com o PR e Antônio Carlos Arroyo será o novo dono da cadeira, uma das mais cobiçadas na mesa, no lugar de Paulo Corrêa. O acordo foi decidido numa reunião entre os republicanos nesta terça.

Dessa forma, o PMDB segue dono, além da presidência, da primeira vice-presidência, que hoje tem Maurício Picarelli; o PTdoB continuará na terceira vice-presidência e o PT na segunda secretaria.

A reunião também apontou a possibilidade de PSDB e PDT inverterem os cargos na Mesa, mas segundo Jerson, isso dependerá de acordo entre os partidos. Os tucanos ocupam a segunda vice-presidência, com Dione Hashioka, e o PDT a terceira secretaria, com Felipe Orro.

Ainda conforme Domingos, agora, os partidos terão até quinta-feira para indicar os nomes que vão ocupar os cargos. A intenção, segundo ele, foi contemplar todas as bancadas.

“A eleição não passa pela governabilidade, mas é feita de uma maneira muito coordenada e conversada. Vamos eleger uma Mesa que represente o Poder Legislativo e não o Poder Executivo”, explicou o presidente da Casa ao responder sobre a influência da eleição na base do Governo do Estado.

“Os cargos vão ser distribuídos de maneira democrática para que todos possam trabalhar com os mesmos direitos”, completou.

Sobre a manutenção do PR na primeira secretaria, Jerson admitiu que a articulação de Londres Machado teve peso nas negociações. “Por um deles (do PR) tenho grande respeito, que é o Londres, que tem uma carreira e que sempre harmoniza e integra para que tenha um trabalho harmônico na Assembleia”, explicou.

O peemedebista ainda explicou que tem que convocar a eleição dois dias antes do encerramento do ano legislativo, o que deve deixar o processo para a segunda quinzena de dezembro.

O deputado Pedro Kemp também comentou sobre a eleição nesta manhã. Destacou o consenso definido de contemplar todas as bancadas, no entanto, revelou que PT e PSDB chegaram a reivindicar a primeira secretaria. Ele admitiu, no entanto, que o PR permanecer no posto foi um acordo desenhado na eleição passada.

Além disso, contou que recebeu o apoio de Laerte Tetila (PT) para ocupar a segunda secretaria, entretanto, ainda vai discutir a acomodação com Cabo Almi (PT), que também teria interesse no posto.

Nos siga no Google Notícias