ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Advogado de Bernal na campanha exerce cargo público e está ativo na OAB

Zemil Rocha | 31/07/2013 18:21

O prefeito Alcides Bernal (PP) nomeou o advogado que o defendeu na campanha eleitoral do ano passado, Rafael Antônio Scaini, para ocupar cargo comissionado na Secretaria de Governo, junto ao seu gabinete. Além disso, Scaini exerce função pública não-remunerada de suplente na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da Agência Municipal de Trânsito (Agetran). Apesar de estar ocupando o cargo público, o causídico continua ativo nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS).

Rafael Antônio Scaini nega qualquer irregularidade, alegando que não mais advoga para o prefeito Alcides Bernal nem para outros clientes. “Atuei como advogado na campanha eleitoral e no começo do ano atuei um pouco, mas só para outros clientes”, garantiu ele, informando que foi nomeado assessor da Secretaria de Governo em abril deste ano.

No site da OAB/MS (www.oabms.org.br), porém, conta que Rafael Scaini continua “ativo” no quadro de advogados de Mato Grosso do Sul. Além disso, consta o endereço profissional e o telefone do escritório de advocacia que atende Bernal. O advogado Lênio Ben Hur, que atualmente defende interesses de Bernal em vários processo judiciais, informou que Scaini é “associado” do escritório, mas deixou de atuar como advogado desde janeiro ou fevereiro.

“Ele está lotado no gabinete do prefeito, mas não assessora mais na parte jurídica. Ele está na assessorando o prefeito em coisas particulares, que envolvem a prefeitura”, afirmou Lênio Ben Hur. “A parte jurídica ficou com o escritório”, acrescentou. Rafael Scaini, porém, nega que tenha qualquer vínculo jurídico com o escritório. “Não sou sócio. Nós temos parcerias”, argumentou.

Incompatibilidade – O secretário-geral da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MS, Marco Aurélio Ronchetti de Oliveira, afirmou que há previsão legal no Estatuto da OAB, Lei nº 8906, sobre as incompatibilidades e impedimentos dos advogados. “Existem situações de incompatibilidade que são de proibição total do exercício e outras e impedimento, em que há proibições parciais”, explicou.

O art. 28 do Estatuto, que trata dos impedimentos, traz duas possíveis situações em que haveria vedação para que Rafael Scaini continue “ativo” nos quadros da OAB-MS, respectivamente previstas nos incisos III e IV: “ III - ocupantes de cargos ou funções de direção em Órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público; e IV - ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e os que exercem serviços notariais e de registro.”

Além disso, o parágrafo 1º do citado artigo, estabelece que a incompatibilidade permanece mesmo que o ocupante do cargo ou função deixe de exercê-lo temporariamente. Já o parágrafo 2º traz uma exceção: “Não se incluem nas hipóteses do inciso III os que não detenham poder de decisão relevante sobre interesses de terceiro, a juízo do conselho competente da OAB, bem como a administração acadêmica diretamente relacionada ao magistério jurídico.”

No artigo 30 do Estatuto da OAB, há a previsão de que são impedidos de exercer a advocacia: “I - os servidores da administração direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade empregadora; e II - os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.”

Opinando em tese, já que o nome do advogado Rafael Scaini não foi informado, o secretário-geral da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MS revelou que, caso um integrante dos quadros da Ordem estivesse na situação de impedimento, teria de comunicar à seccional o exercício de cargo público. Diante dessa comunicação, haveria registro de impedimento ou incompatibilidade para a atuação advocatícia.

Nos siga no Google Notícias