ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Agora Emenda Constitucional, teto dos gastos está em vigor a partir desta quarta

O texto foi publicado no Diário Oficial e valerá por 10 anos

Lucas Junot | 19/04/2017 14:19
O governador disse que botará o Estado "nos eixos"  (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)
O governador disse que botará o Estado "nos eixos" (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)

Publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (19), a emenda constitucional que institui o Regime de Limitação de Gastos do governo, já está em vigor. O texto, promulgado pela Assembleia Legislativa, foi avaliado e aprovado pelo parlamento ontem (18).

A partir de hoje, a emenda constitucional restringe o orçamento do Estado a sua arrecadação e vincula os gastos do Executivo ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – acrescido de 20% do crescimento real da Receita Corrente Líquida (RCL) e, ao mesmo tempo, limitados a 90% desse crescimento.

A alteração abrange os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Para o governador Reinaldo Azambuja, as mudanças não interferem no cumprimento de dispositivos constitucionais federais e legais que disponham sobre metas fiscais ou sobre limites máximos de despesas, assim como sobre aplicação mínima nas áreas de saúde e educação.

“Nosso trabalho é colocar Mato Grosso do Sul nos trilhos para o novo momento que o país vive nas questões relativas às finanças públicas. Não teremos mais a situação dos anos de 2014 para trás, quando a receita do Estado crescia mais do que a inflação. Isso acabou. Quando veio a recessão e a estagnação, vieram também as dificuldades com a receita menor que a inflação. Isso impôs medidas duras, impopulares, mas necessárias. Os aumentos nos gastos públicos serão possíveis, desde que haja elevação na arrecadação estadual”, explicou o governador.

Nos siga no Google Notícias