ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Além de Freire, Guido Mantega demite outro por improbidade administrativa

Vinícius Squinelo | 31/10/2013 22:43

Além do “supersecretário” de Alcides Bernal (PP), Gustavo Freire, o Ministério da Fazenda demitiu também Joelson Santana, envolvido em atos de probidade administrativa. As duas demissões, publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União, são referentes ao mesmo escândalo.

De acordo com a portaria 533, a demissão é por ato de improbidade administrativa e por valer-se do cargo para “lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”. Joelson era auditor da Receita Federal e foi alvo de processo administrativo disciplinar. A remuneração bruta de auditor é R$ 19.505.

Segundo informações obtidas pelo Campo Grande News, Joelson estava envolvido no mesmo “esquema” que Freire, nomeado em fevereiro para as secretarias de Receita e de Governo.

Ainda segundo informações, Juarez Gomides, que também era alvo de processo administrativo, teve a investigação arquivada, mas foi novamente inquirido pelo MPF neste ano. Ele não foi demitido.

Denúncias – A ação de improbidade pede o bloqueio de bens, ressarcimento dos valores recebidos de forma ilícita, pagamento de R$ 100 mil em danos morais coletivos e a condenação à perda da função pública.

O Campo Grande News teve acesso à parte dos documentos. Num deles, foi atribuído a Gustavo Freire a implantação de um “tabelamento” para liberação de cargas de variados tipos de mercadorias.

Outra escuta relaciona Freire ao recebimento de propina para liberar maquinários de empresa com sede em Minas Gerais, após término de obras na Bolívia.

Nos siga no Google Notícias