ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Alex vê impedimento de presidente e relator e quer tirá-los da CPI do Calote

Zemil Rocha | 14/09/2013 11:41
Líder do prefeito na Câmara, Alex do PT estuda entrar na Justiça contra Elizeu e Siufi (Foto: arquivo)
Líder do prefeito na Câmara, Alex do PT estuda entrar na Justiça contra Elizeu e Siufi (Foto: arquivo)

O líder do prefeito Alcides Bernal (PP) considera que o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, respectivamente Paulo Siufi (PMDB) e Elizeu Dionízio (PSL), estão “impedidos” de votar o relatório final, que deve ser apresentado na semana que vem. “Os dois já fizeram condenação antecipada do prefeito, se ausentaram do papel de discrição, não atuaram como magistrados”, justificou o petista.

Indagado se pretende ingressar com mandado de segurança na Justiça para impedir que Paulo Siufi e Elizeu Dionízio continuem atuando na CPI do Calote, Alex respondeu: “Essa é uma idéia que você está me dando. Não tinha pensado nisso. Vou analisar”.

Para Alex, a CPI do Calote desviou-se de seu objeto e caminha para uma “condenação sumária” se continuar sendo comandada por Siufi e Elizeu. “Estou preocupado. A CPI na verdade foi criada para discutir inadimplência da prefeitura em relação a fornecedores, mas depois entrou em contratos de emergência e outros assuntos”, afirmou. “Já fiz requerimento questionando isso e não tive resposta”, acrescentou. “A questão da inadimplência foi deixada de lado. A CPI está totalmente comprometida e viciada”, atacou.

Considera que o relator da CPI, Elizeu Dionízio, além de ter se cometido incontinência verbal ao chamar o prefeito de “ladrão”, acabou tomando providência isoladamente sem deliberação colegiada da CPI. “Ele ter encaminhado documentos para CGU (Controladoria Geral da União) foi algo muito grave. Isso não passou pela CPI”, criticou.

As declarações favoráveis à cassação de Bernal já seriam suficientes para demonstrar que Siufi e Elizeu estão sem a isenção necessária para julgar o prefeito. “Há pronunciamento quase que diário pela condenação, tanto do relator como presidente”, acusou o líder do prefeito. “Essa condenação antecipada é prejulgamento”, emendou.

No caso de Elizeu, Alex informa que já pediu afastamento oficialmente, através de requerimento à Mesa Diretora da Câmara. “Já pedi, mas não obtive resposta”, queixou-se o vereador petista. Além das palavras duras contra Bernal, para Alex, o relator da CPI também fez, indevidamente, pedido de ampliação do prazo da comissão por 30 dias, durante sessão da Câmara. “Esse pedido de ampliação do prazo não teve aprovação dentro da comissão”, justificou.

Entende que hoje há uma subordinação da estrutura da CPI a “interesses particulares”, com o regimento interno da Câmara sendo pisoteado. “As coisas precisam passar por consulta interna na CPI, as decisões tem ser tomadas de forma colegiada. É assim que se procede na Câmara e tem de se proceder na CPI”, exortou.

Quanto a Paulo Siufi, o líder do prefeito entende que a presidência da CPI perdeu a magistratura e a preocupação com zelo e decoro, quando o vereador participou de reunião da Executiva Municipal do PMDB que fechou questão pela cassação do prefeito Alcides Bernal.

Nos siga no Google Notícias