ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Líder do prefeito tenta expulsar relator da CPI do Calote e causa confusão

Jéssica Benitez | 27/08/2013 14:48
Clima foi tenso hoje entre Paulo Siufi e Alex do PT (Foto: Divulgação)
Clima foi tenso hoje entre Paulo Siufi e Alex do PT (Foto: Divulgação)

O líder do prefeito na Câmara Municipal, Marcos Alex (PT), tentou, na sessão desta terça-feira (27), expulsar o relator da CPI do Calote, Elizeu Dionísio (PSL). A tentativa causou um bate boca entre os vereadores. O petista se revoltou pelo parlamentar ter denunciado o prefeito Alcides Bernal (PP) à CGU (Controladoria Geral da União) em nome da CPI. Ele foi munido de documentos contra o chefe do Executivo e sem o aval dos outros integrantes do grupo.

Depois de troca de farpas entre Alex e Paulo Siufi (PMDB) que é presidente da comissão, o pedido do petista causou ainda mais alvoroço na Casa. Uma enorme fila se formou atrás do microfone e alguns vereadores fizeram questão de se posicionar em relação ao assunto. Antes, o presidente da Casa, Mario Cesar (PMDB) deixou claro que a expulsão não é uma prerrogativa da Mesa e sim da própria CPI.

Rose Modesto (PSDB) e Vanderlei Cabeludo (PMDB) foram os primeiros a falar. Ambos defenderam Elizeu e reforçaram a posição de Mario. Em nome da bancada do PTdoB, Flávio César também ofertou apoio ao colega de oposição. “Discordo totalmente da postura e atitude do vereador Alex. Isso esta ocorrendo porque ele está colocando o dedo na ferida e isso incomoda”, definiu.

Grazielle Machado e Chiquinho Telles, líderes do PR e PSD, respectivamente, foram solidários ao relator. Dos que se pronunciaram a única que defendeu Alex foi Luiza Ribeiro (PPS). O restante da base aliada, inclusive o vereador Derly Reis (PP), o Cazuza, não se manifestou em nenhum momento, nem mesmo para sair em defesa do prefeito.

Líder do prefeito se revoltou com relator (Foto: Divulgação)
Líder do prefeito se revoltou com relator (Foto: Divulgação)

Na opinião de Elizeu a atitude do petista não passa de estratégia para tentar barrar possível cassação de Bernal. “Porque ele acompanhou todo o processo da CPI e sabe que o relatório final vai apontar inúmeras irregularidades. Não me curvei a interesses alheios e no relatório pode ocorrer pedido de cassação por improbidade administrativa”, explicou.

Marcos Alex, por sua vez, nega que haja qualquer tipo de plano. “A CPI funciona como a miniatura da Câmara Municipal de tem que cumprir os ritos. Ele tinha que ter feito reunião com a comissão antes de ir à CGU por conta própria. É uma questão de respeito. Não vou dizer amém à atitudes como esta”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias