ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Aliança com Murilo em Dourados deflagra guerra no PT

Aline dos Santos | 03/01/2011 13:10

A inusitada aliança com o DEM, definida ontem em Dourados, deflagrou uma guerra na direção do Partido dos Trabalhadores. Água e óleo em âmbito nacional, os partidos se misturaram para a eleição extemporânea, marcada para 6 de fevereiro.

A petista Dinaci Razi será candidata a vice no “chapão” de 15 partidos liderados pelo democrata Murilo Zauith, que ficou em segundo lugar na eleição municipal de 2008.

Se por um lado o presidente do diretório regional do PT, Marcus Garcia, afiança a aliança. Do outro, o vice-presidente Rubens Alves afirma que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, que já havia se manifestado contra a parceria, deve anular a coligação.

Garcia defende que a aliança tem o aval de uma resolução da instância máxima do PT. Segundo ele, o Congresso Nacional do PT definiu em 2008 que o partido, em cidades com menos de 200 mil eleitores, pode fazer alianças com siglas fora da base aliada mediante decisão da direção municipal e a homologação do diretório regional. “Tem aliança do PT com o DEM em Laguna Carapã, onde o prefeito é do DEM e o vice do PT”, afirma.

Para ele, o comando nacional do PT não vetou a parceria, mas apenas recomendou que ela não se concretizasse. Garcia ressalta que o processo eleitoral em Dourados é atípico. “O PT participa da coalizão em favor da cidade. E o Murilo é a pessoa que representa esse sentimento da cidade”, avalia.

Em seguida, frisa que a aliança com o DEM não desvirtuará o partido. “Participar da aliança com o Murilo, com o DEM, não significa mudar nossas bandeiras e princípios do partido, que governou Dourados por 8 anos”.

Erro – Já Rubens Alves afirma que houve um “erro de interpretação” por parte da cúpula petista no Estado. “A resolução nacional, do dia 20 de dezembro, proíbe a aliança, não é apenas uma recomendação”, pondera.

Ele relata que já fez uma nova consulta ao partido, e a proibição foi mantida. Representante da ala dos descontentes quanto à aliança com o DEM, ele recorreu para que a direção nacional interfira na questão. “Neste caso, é preciso apenas fazer cumprir”, enfatiza. Neste cenário, a aliança seria anulada e o PT lançaria candidatura própria. “Por que não fazer coalizão em torno de um candidato do PT?”, questiona.

Segunda maior cidade do Estado, Dourados viu o poder Executivo ruir em setembro do ano passado. Quando a operação Uragano, realizada pela PF (Polícia Federal), revelou esquema de pagamento de propina entre prefeitura, Câmara e empresas. Após ficar mais de 90 dias na prisão, o então prefeito Ari Artuzi (expulso do PDT) e o vice Carlinhos Cantor renunciaram.

Nos siga no Google Notícias