ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Alvo da PF na Lava Jato, empresa operou de 98 até 2010 no Estado

Edivaldo Bitencourt | 18/08/2015 17:39
Ex-ministro do Planejamento e ex-secretário de Fazenda em MS, Paulo Bernardo (Foto: Arquivo)
Ex-ministro do Planejamento e ex-secretário de Fazenda em MS, Paulo Bernardo (Foto: Arquivo)

Alvo da 18ª fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a empresa Consist Software teve contratos por mais de 10 anos com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A empresa é investigada por desviar R$ 52 milhões em contratos firmados com o Ministério do Planejamento.

A empresa teria ligação com o ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e com a mulher dele, a senadora pelo Paraná, Gleisi Hofmann (PT). A Consist teria realizado pagamento sem justificativa aparente, conforme a PF, ao advogado Guilherme Gonçalves, que seria ligado ao casal.

O Campo Grande News apurou que a empresa firmou contrato com o Governo de Mato Grosso do Sul no início do primeiro Governo de Zeca do PT. Na época, Paulo Bernardo era secretário estadual de Fazenda, e Gleisi comandou uma secretaria de reestruturação administrativa.

A Consist Software atua na área de sistema de gestão de crédito de consignado, previdência e assistência técnica. A empresa também tinha contratos com a Petrobras e firmou contrato com o Ministério do Planejamento em 2010, quando Bernardo era o titular.

Conforme o Diário Oficial do Estado, o último contrato entre a Consist e o Governo do Estado foi firmado em agosto de 2007, no valor de R$ 3,7 milhões. Este contrato foi prorrogado por um ano em janeiro de 2010, conforme o segundo termo aditivo publicado também no Diário Oficial do Estado.

Conforme a denúncia investigada pela Polícia Federal, a empresa abasteceu ilegalmente o caixa do PT, que era controlado pelo tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, que está preso desde abril.

Em nota, segundo o jornal Folha de S.Paulo, a senadora Gleisi Hoffmann negou qualquer relação entre os pagamentos e a eleição. O advogado Guilherme Gonçalves garantiu que prestou o serviço e rechaçou a denúncia de que houve pagamento irregular. O ex-vereador de Americana, Alexandre Corrêa de Oliveira Romano, segundo a PF, seria o intermediário no pagamento de propinas pela Consist.

Na Operação Lava Jato, nesta fase da investigação, denominada Pixuleco 2, a Polícia Federal não citou políticos nem autoridades de Mato Grosso do Sul.

O Campo Grande News ligou para Paulo Bernardo, mas ele não atendeu as ligações nem retornou aos recados.

Nos siga no Google Notícias