André diz que feriadão dos servidores não prejudica nenhum candidato

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje (23), durante agenda pública, que o feriadão dos servidores de quatro dias, já que foi decretado ponto facultativo para segunda (27) e terça-feira (28), não irá prejudicar os candidatos ao governo do Estado, pois isto depende de cada um ter responsabilidade e exercer o seu dever do voto.
"Não prejudica nenhum dos dois, quem não cumprir a lei de ir votar e exercer a cidadania, será responsável por esta escolha, já que temos que cumprir o dever cívico", disse ele. André ainda ressaltou que todos os anos ele concede o feriado de comemoração ao dia do servidor, no dia 28 de outubro. "Não foi de propósito por causa da eleição", completou.
- Leia Também
- Efeito de feriadão na eleição causa polêmica e divide prefeitos em MS
- Feriadão no serviço público deve elevar abstenção no segundo turno
Esta questão vem causando polêmica nos bastidores políticos, já que com este feriado pode se aumentar o índice de abstenção, que no primeiro turno já foi de 20, 53%, em Mato Grosso do Sul. Esta decisão do governo estadual, também foi compartilhada por outros poderes, como Assembleia Legislativa e TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), assim como algumas prefeituras.
As prefeituras de Campo Grande e Dourados, que são os maiores colégios eleitorais do Estado, resolveram não aderir a este feriadão. A Capital estudava manter só o dia 28 ou transferir o feriado para a sexta-feira. Dourados transferiu para o dia 31 de outubro, no final da semana, seguindo proposta semelhante do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que também transferiu o feriado para sexta-feira (31).
Já o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (sem partido), informou que a tendência da maioria dos municípios do Estado é seguir o que foi estipulado pelo governador André Puccinelli.