ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

André diz que novas regras eleitorais equalizam campanha

Redação | 02/08/2010 09:04

O governador André Puccinelli (PMDB) admitiu nesta manhã, ao Campo Grande News, que as novas regras impostas pela Justiça Eleitoral engessam a campanha, mas, por outro lado, equalizam a concorrência entre os candidatos.

"Sempre engessa um pouco, mas acho que são boas normas, porque equalizam a campanha, deixam os candidatos em iguais condições e previnem o abuso de poder", declarou, durante entrevista em seu apartamento, na área central da Capital.

A opinião do governador é semelhante à do juiz eleitoral Fernando Campos Paes, da 35ª Zona Eleitoral. Questionado sobre as novas regras, bem mais restritivas que na campanha passada, ele disse que o conjunto de determinações "iguala a condição dos candidatos, principalmente aqueles de menor poder aquisitivo".

A nova regra proíbe os anúncios pagos (em portais de notícias, por exemplo), além de propaganda em sites de pessoas jurídicas ou de entidades da administração pública.

Pode fazer comício, passeata e carreata e usar carro de som tocando jingles ou mensagens dos candidatos. Entretanto, showmícios, como na eleição passada, estão vetados.

Os amplificadores não podem ficar a menos de 200 metros de locais como as sedes dos três poderes, nem hospitais. Perto de escolas, bibliotecas e igrejas, só quando estes locais estiveram fora do horário de funcionamento.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também proibiu a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas e cestas básicas até a data das eleições.

Este tipo de brinde só pode ser feito sem o nome e o número do candidato. A marca do partido está liberada.

Nos siga no Google Notícias