ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

André se reúne com Dilma e tenta encontro com Minc

Redação | 03/09/2009 06:52

O governador André Puccinelli (PMDB) tentará nesta quinta-feira uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para discutir o agrozoneamento agroecológico.

André não acredita que o plantio de cana na BAP (Bacia do Alto Paraguai) prejudique o meio ambiente e insiste em uma legislação mais branda em relação ao cultivo de cana na região, ao contrário do defendido pelo ministro.

De acordo com ele, há duas usinas instaladas na região e elas não causaram qualquer dano ao meio ambiente. Uma delas está em Sonora, dentro da Bacia Hidrográfica do Paraguai, há mais de 20 anos, citou.

Outra divergência é sobre o plantio em áreas de erosão, que deve ser proibido pelos planos do Ministério, mas é defendido como alternativa de recuperação pelo governo de MS.

Os maiores prejudicados seriam os produtores de São Gabriel do Oeste.

Conforme o jornal "O Estado de São Paulo", o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar do governo federal, que veta o plantio de cana na BAP, será anunciado no próximo dia 9, em Brasília (DF). Outra preocupação é com a soja.

A idéia é acabar com a pressão de grupos econômicos e políticos que solicitavam a liberação da cana, principalmente em banhadas pelo Rio Paraguai.

O governador André Puccinelli disse que pode permanecer em Brasília até sexta-feira, se tiver uma sinalização de reunião com o ministro Minc, como uma tentativa de reverter regras mais duras para o plantio. Na bagagem, ele levou estudos de zoneamento feitos por técnicos do Estado.

Política - A reunião política entre o governador André Puccinelli e a ministra Dilma Roussef, virtual candidata do PT à presidência da República, deve acontecer também esta manhã, em Brasília.

André evita confirmar se o tema do encontro será político, no caso, o seu apoio à candidatura do PT em 2010.

Aliados em âmbito nacional, PMDB e PT tentam costurar alianças nos estados, mas ainda encontram dificuldade em alguns locais, como é o caso de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.

Nos siga no Google Notícias