ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

André se reúne com governadores para discutir veto aos royalties

Fabiano Arruda | 04/12/2012 09:00
Governador André Puccinelli cumpre agenda nesta terça em Brasília. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Governador André Puccinelli cumpre agenda nesta terça em Brasília. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O governador André Puccinelli (PMDB) se reúne com governadores de outros estados nesta terça-feira, em Brasília (DF), para discutir a articulação para tentar derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto aprovado pela Câmara Federal que dá nova distribuição dos royalties do pré-sal a estados e municípios.

Desde a última sexta (30), quando surgiram as primeiras informações sobre o veto da presidente ao texto, Puccinelli havia avisado que iria nesta semana à capital federal para discutir o assunto. A expectativa é que pelo menos outros 18 governadores estejam no encontro.

Ontem (3), André afirmou que o movimento é para “se insubordinar contra a injustiça”. Mato Grosso do Sul receberia, pelo texto, cerca de R$ 150 milhões dos royalties em 2013, dez vezes a mais do que prevê a atual legislação.

“Queremos que o pré-sal seja dividido por todos os irmãos brasileiros. Não é justo que 95% do recurso vá para Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo e 5% para o resto para o Brasil”, declarou.

O chefe do Executivo Estadual ainda demonstrou confiança em receber apoio do presidente do Senado, José Sarney, para reverter a situação. Segundo ele, Sarney tem se mostrado disposto a auxiliar os estados e municípios, prejudicados pela disposição da atual legislação.

Agenda – Puccinelli deve participar de pelo menos outros dois compromissos nesta terça em Brasília. Às 10 horas (de MS) será realizada cerimônia no Palácio do Planalto, alusiva a um milhão de moradias entregues e dois milhões contratadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, evento do Ministério das Cidades e que deve contar com a presidente Dilma.

Às 14 horas, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, assina o Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados com recursos da pasta para obras de infraestrutura turística, entre eles, Mato Grosso do Sul. Está prevista a participação na solenidade da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

A expectativa é que o governador continue amanhã (5) em Brasília.

Nos siga no Google Notícias