A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/12/2012 09:00

André se reúne com governadores para discutir veto aos royalties

Fabiano Arruda
Governador André Puccinelli cumpre agenda nesta terça em Brasília. (Foto: Rodrigo Pazinato)Governador André Puccinelli cumpre agenda nesta terça em Brasília. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O governador André Puccinelli (PMDB) se reúne com governadores de outros estados nesta terça-feira, em Brasília (DF), para discutir a articulação para tentar derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto aprovado pela Câmara Federal que dá nova distribuição dos royalties do pré-sal a estados e municípios.

Desde a última sexta (30), quando surgiram as primeiras informações sobre o veto da presidente ao texto, Puccinelli havia avisado que iria nesta semana à capital federal para discutir o assunto. A expectativa é que pelo menos outros 18 governadores estejam no encontro.

Ontem (3), André afirmou que o movimento é para “se insubordinar contra a injustiça”. Mato Grosso do Sul receberia, pelo texto, cerca de R$ 150 milhões dos royalties em 2013, dez vezes a mais do que prevê a atual legislação.

“Queremos que o pré-sal seja dividido por todos os irmãos brasileiros. Não é justo que 95% do recurso vá para Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo e 5% para o resto para o Brasil”, declarou.

O chefe do Executivo Estadual ainda demonstrou confiança em receber apoio do presidente do Senado, José Sarney, para reverter a situação. Segundo ele, Sarney tem se mostrado disposto a auxiliar os estados e municípios, prejudicados pela disposição da atual legislação.

Agenda – Puccinelli deve participar de pelo menos outros dois compromissos nesta terça em Brasília. Às 10 horas (de MS) será realizada cerimônia no Palácio do Planalto, alusiva a um milhão de moradias entregues e dois milhões contratadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, evento do Ministério das Cidades e que deve contar com a presidente Dilma.

Às 14 horas, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, assina o Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados com recursos da pasta para obras de infraestrutura turística, entre eles, Mato Grosso do Sul. Está prevista a participação na solenidade da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

A expectativa é que o governador continue amanhã (5) em Brasília.

 



A melhor maneira de resolver este impasce, seria juntar a receita extraída de recursos naturais de cada estado da União, como ex: aço, soja, etc, fazendo uma receita unica e dela dividir pelo numero de estados em partes iguais.

DEUS SEJA LOUVADO!
 
Gerinaldo Mendes Pereira em 11/01/2013 11:31:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions