ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Puccinelli já fala em derrubar veto de Dilma sobre partilha dos royalties

Fabiano Arruda e Mariana Lopes | 30/11/2012 10:07
Governador André Puccinelli planeja discutir assunto com o presidente do Senado, José Sarney. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Governador André Puccinelli planeja discutir assunto com o presidente do Senado, José Sarney. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O governador André Puccinelli (PMDB) revelou, nesta sexta-feira, que deve viajar para Brasília (DF) no próximo dia 4, quando quer se reunir com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e analisar a situação do projeto, aprovado pela Câmara Federal neste mês, que dá nova partilha dos royalties do pré-sal a estados e municípios.

Ele fez a afirmação numa referência sobre a possibilidade da presidente Dilma Rousseff (PT) vetar a matéria.

Reportagem da Folha Online publicada hoje afirma que Dilma decidiu vetar a nova distribuição prevista pelo texto, o que manteria a legislação atual que destina a maior parcela dos recursos aos estados e municípios produtores, como defendiam o Rio e o Espírito Santo.

Pela regra atual, os grandes Estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos royalties. Os não produtores, que podem sair derrotados com o veto, recebem apenas 1,76%.

Diante do cenário, Puccinelli comentou que, caso confirmada a informação, vai discutir com Sarney se tentar derrubar o veto presidencial é a melhor saída ou existe outro caminho.

Além disso, o governador, que concedeu entrevista enquanto participava de agenda pública na Governadoria nesta manhã, afirmou que sua assessoria jurídica vai analisar a decisão da presidente a partir do momento em que for publicada no Diário Oficial da União e que, por conta disso, prefere não comentar o assunto de forma mais detalhada.

Vence nesta sexta-feira o prazo de 15 dias para que a Dilma se pronuncie pelo veto do texto de forma total ou parcial ou ainda sancionar o projeto sem mudanças.

Nos siga no Google Notícias