ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

André veta Lei para reduzir sacolas plásticas

Redação | 01/04/2010 09:50

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), vetou projeto de Lei do deputado Paulo Duarte (PT) que tinha como objetivo reduzir o uso de sacolas plásticas por consumidores de supermercados do Estado, para reduzir a poluição ao meio ambiente e baratear o custo dos produtos.

A argumentação do governador na mensagem de veto, é que se as sacolas não forem distribuídas gratuitamente os consumidores acabarão comprando e os prejuízos ao meio ambiente ocorrerão da mesma forma, com o agravante de onerar o consumidor.

O deputado classifica como "ridícula" a argumentação e atribui o veto ao atendimento ao "lobby de fabricantes" e também ao fato de o projeto ter partido dele. "Não vou desistir do projeto. Fiquei mais de um ano trabalhando em cima dele", avisa.

O parlamentar argumenta que a intenção da Lei é proteger o meio ambiente e também o consumidor, que acaba pagando pelas sacolas acreditando que está levando de graça.

Ele lembra que o custo da sacola está embutido no preço da mercadoria e uma vez que os estabelecimentos passarem a discriminar o que cobram pelas sacolas o consumidor fará uso mais racional e com isso vai economizar.

Nos siga no Google Notícias