ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Aplicativo do TSE registrou 472 denúncias nas eleições em Mato Grosso do Sul

A maioria foi por propaganda irregular, mas eleitores também relataram uso da máquina pública e compra de votos

Aline dos Santos | 28/12/2018 12:00
Aplicativo Pardal permite encaminhar denúncia com fotos e vídeos. (Foto: TSE)
Aplicativo Pardal permite encaminhar denúncia com fotos e vídeos. (Foto: TSE)

As Eleições 2018 resultaram em 472 denúncias por meio do aplicativo Pardal, sistema disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Mato Grosso do Sul. Do total, a maioria foi por propaganda eleitoral: 230. Na sequência, aparecem crimes eleitorais (107), denúncias (104), uso da máquina pública (23) e compra de voto (6).

Num recorte dos municípios, eleitores de Campo Grande encaminharam 251 denúncias. No País, o aplicativo teve 47.144 denúncias. O maior volume foi em São Paulo, com total de 8.570. No comparativo com os demais Estados, Mato Grosso do Sul foi o quinto com menos denúncias.

O aplicativo Pardal permite encaminhar suspeitas de irregularidades eleitorais, com fotos, áudio e vídeo. Podem ser feitas denúncias de temas como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais.

Mas ficam de fora irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República.

Nos siga no Google Notícias