ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Após audiência, senadores apoiam criação do Consórcio Brasil Central

Mariana Rodrigues | 12/11/2015 16:37
O senador Delcídio do Amaral, juntamente com os governadores que fazem parte do Consórcio Brasil Central. (Foto: Divulgação)
O senador Delcídio do Amaral, juntamente com os governadores que fazem parte do Consórcio Brasil Central. (Foto: Divulgação)

Durante audiência pública, senadores apoiaram a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. O bloco econômico e político foi recém-criado pelo governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB), juntamente com outros governadores da região Centro-Oeste, além de Tocantins e Rondônia.

Os governadores receberam o apoio dos senadores Delcídio do Amaral (PT/MS), Waldemir Moka (PMDB-MS), Blairo Maggi (PR-MT), Hélio José (PSD-DF), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) , Roberto Rocha (PSB-MA) e Lúcia Vânia (PSB/GO). “ A formação do consórcio une os esforços e fortalece a posição do Centro-Oeste no plano nacional. Com isso vamos atuar em bloco na defesa dos interesses da nossa região”, defendeu o senador Delcídio.

O Consórcio foi criado em julho deste ano durante o Fórum de Governadores do Centro-Oeste, realizado em Goiânia, e posterior a isso agregou os estados de Rondônia e Tocantins. O consórcio tem o propósito de trabalhar em cooperação, especialmente nas áreas de educação, infraestrutura, logística, agricultura, energia, turismo, trocando experiências e buscando interesses e esforços conjuntos para a promoção do desenvolvimento da região.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg , disse que o objetivo é criar uma sinergia que possa ampliar o desenvolvimento nacional. "Construímos uma nova geografia política e uma nova forma de agir, buscando a cooperação entre estados que têm muitas coisas em comum", resumiu.

Pedro Taques, governador de Mato Grosso, explicou que o consórcio tem natureza autárquica, com autonomia administrativa e financeira, receita e patrimônio próprios. "A engenharia jurídica do consórcio é uma novidade. Estamos fazendo história, pois falaremos em conjunto para que possamos ser ouvidos, para reivindicar nossos direitos constitucionais, que não estão sendo atendidos".

Reivindicações - Os governadores do Consórcio Brasil Central reivindicam melhor utilização dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e consideram que os investimentos feitos pelo fundo estão pulverizados e voltados à atividades convencionais, quando deveriam ser usados em projetos capazes de alavancar o desenvolvimento da região.

Além disso, os estados querem ter voz ativa na definição sobre a aplicação do FCO e pediram aos senadores mudança na legislação, para permitir que 50% dos recursos do Fundo sejam destinados para investimentos em projetos públicos, de governos estaduais e municipais.

Cooperação - O debate na CDR ocorreu nessa quarta-feira (11), um dia depois da oficialização do consórcio e da escolha de Marconi Perillo para presidente do bloco. Ele pediu apoio dos senadores para o que chamou de "federalismo cooperativo".

"Agiremos de forma unida e vamos cooperar e não competir uns com os outros. Queremos deixar um legado para as nossas populações", disse Perillo.

A vocação agropecuária dos integrantes do consórcio foi destacada por todos no debate, bem como sua contribuição para a economia do país. Juntos, os cinco estados e o DF representam 25% do território nacional, geram 11,27% da riqueza do Brasil e reúnem 20 milhões de habitantes.

Nos siga no Google Notícias