ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Após decisão judicial, questão indígena concentra discussão na Assembleia

Deputados falaram sobre conflito e discordaram sobre suspensão da CPI do Cimi

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 04/02/2016 12:33
Deputados na sessão desta quinta-feira; à esquerda, Pedro Kemp, e à direita, Rinaldo Modesto. (Foto: Victor Chileno e Roberto Higa - ALMS)
Deputados na sessão desta quinta-feira; à esquerda, Pedro Kemp, e à direita, Rinaldo Modesto. (Foto: Victor Chileno e Roberto Higa - ALMS)

A questão indígena em Mato Grosso do Sul, que, inclusive, resultou na criação de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa, voltou a ser tema de discussão na casa de leis, nesta quinta-feira (4).

Os deputados começaram discutindo a necessidade da Força Nacional, em especial na região da fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, e emendaram discursos a favor e contra a decisão da Justiça, que suspendeu a CPI do Cimi (Conselho Missionário Indigenista). Houve também mal estar quando a deputada Mara Caseiro (PMB) negou conceder espaço para Pedro Kemp (PT) discursar. 

Eles solicitaram ao governo a presença da Força Nacional de segurança nas regiões de conflito, “para evitar tragédia maior”. O líder do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) na casa, deputado Rinaldo Modesto (PSDB), acionou, via telefone, a Procuradoria do Estado, que lhe garantiu novo pedido da presença da força.

Neste sentido, a deputada estadual Mara Caseiro (PMB), que era presidente do colegiado que investigava o Cimi, lamentou a decisão judicial, por, justamente, acreditar que as “provas recolhidas” contribuiriam com o fim dos conflitos. “Tínhamos prova de que o Cimi financia essas invasões”. Ela falou sobre o depoimento, feito em sigilo para a CPI, de um indígena, cuja filha estaria desaparecida. “Será que não pode ser uma retaliação”, questiona.

Já para o deputado estadual Pedro Kemp (PT), a decisão que suspendeu a CPI do Cimi “corrigiu um equívoco, pois a CPI era uma disputa política e ideológica, sem consistência”. Para ele, o colegiado não tinha um fato determinado e “continha uma condenação prévia do Cimi”.

A Justiça acatou pedido da DPU (Defensoria Pública da União) e decidiu suspender os trabalhos da investigação contra o Conselho Indigenista. A justificativa é que a Assembleia extrapolou sua competência ao apurar um assunto de competência exclusiva da União. Na visão de Kemp, trata-se da mesma situação, caso a casa de leis quisesse investigar a Lava Jato.

Nos siga no Google Notícias