ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente da CPI do Cimi diz que vai recorrer para manter trabalhos

Antonio Marques | 02/02/2016 08:43
A presidente da CPI do Cimi, deputada Mara Casero, disse que vai recorrer da decisão federal para manter os trabalhos na Comissão. (Foto: Assessoria/ALMS)
A presidente da CPI do Cimi, deputada Mara Casero, disse que vai recorrer da decisão federal para manter os trabalhos na Comissão. (Foto: Assessoria/ALMS)

A deputada estadual Mara Caseiro (PMB), presidente da CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), garante que vai recorrer a “todas as instâncias possíveis” para reverter a decisão do juiz da 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, Pedro Pereira dos Santos, que determinou a suspensão dos trabalhos.

Na decisão liminar, o juiz alegou que a Assembleia Legislativa extrapolou seu raio de competência para legislar, que é limitado ao Estado, da mesma forma também deve ser a atuação nas investigações por meio de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e não poderia investigar ou legislar sobre populações indígenas, que é de competência privativa da União, conforme estabelece o artigo 22 da Constituição. Ele considerou legítimo o pedido da DPU (Defensoria Pública da União) em uma ação civil pública impetrada em favor das comunidades indígenas.

Após a notícia ter sido divulgada, a deputada Mara Caseiro se reuniu, na tarde de ontem, com o presidente da Casa, Júnior Mochi (PMDB), e com o relator da CPI, deputado Paulo Corrêa, para tomar tal decisão. “Estamos indignados com a suspensão da CPI. Nós não estamos buscando aqui na Assembleia legislar sobre demarcação de terras indígenas, não é esse nosso foco”, rebateu a parlamentar.

“O que queremos é averiguar se o Cimi hoje incita e financia essas invasões em propriedades particulares, mesmo porque essas invasões têm trazido uma insegurança jurídica enorme ao nosso Estado. Queremos resgatar o bem estar e a segurança dos cidadãos do nosso Estado, e por isso vamos recorrer a todas as instâncias para manter as investigações”, declarou presidente da CPI.

Mara Casero considerou a decisão equivocada porque o bloqueio dos trabalhos da CPI já é objeto de mandado de segurança que tramita no Tribunal de Justiça, órgão que tem competência estadual de atuação. “Há um conflito de jurisdição evidente. Se o Tribunal de Justiça foi o primeiro a conhecer a questão e é ele competente para acompanhar esse caso, não pode um juiz federal isoladamente fazer essa intervenção. Isso fere nossa liberdade de atuação”, questionou a deputada.

A presidente da Comissão garantiu que a assessoria jurídica da Assembleia já está analisando as medidas cabíveis a serem adotadas “para garantir o nosso direito de trabalhar, apurar as denúncias que nos chegaram. Se nós deputados não tivermos esse direito de apuração, fica muito prejudicada a nossa representatividade popular”, disse.

Na decisão liminar, o juiz federal usou de trechos de jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconhece a competência da Justiça Federal para apreciar e julgar a disputa sobre direitos indígenas. Ele descreve em sua decisão que “a Assembleia Legislativa decidiu pelo desencadeamento de CPI tendo como objeto apurar, em síntese, se o Cimi incita e financia invasões de propriedades particulares por indígenas.Ora, a peça inaugural da CPI já admite que os beneficiários dos possíveis financiamentos são indígenas. Estes também estariam sendo alvo dos incitamentos”, observou Pedro Pereira dos Santos.

Para Mara Caseiro, a CPI está trabalhando com transparência, com amparo jurídico, e dentro da legalidade, ou seja, não há motivos claros para suspender os trabalhos.

Nos siga no Google Notícias