ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Após polêmica, deputados aprovam regras para distribuir gabinetes

Os deputados reeleitos poderão continuam nos seus espaços e vai dar prioridade a idosos e deficientes.

Leonardo Rocha | 19/06/2019 12:50
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Após a polêmica no começo do ano, com direito até a ação na Justiça, os deputados aprovaram hoje (19), em primeira votação, o projeto que cria as regras para distribuição de gabinetes na Assembleia. Os reeleitos poderão continuar em seus espaços e vai se dar prioridade a parlamentares idosos ou com deficiência.

A proposta assinada por dez parlamentares tenta evitar que haja confusão ou questionamentos quando se inicia uma nova legislatura. A primeira regra é que os reeleitos vão continuar em seus gabinetes, podendo fazer trocas entre eles, depois segue a questão de acessibilidade e preferência.

A intenção é privilegiar os deputados idosos e aqueles que possuem deficiência. Os demais não terão preferência. Caso haja parlamentares que possuem ambos os critérios, então será feito sorteio pelo espaço desejado.

O impasse ocorreu no começo deste ano, quando o deputado João Henrique Catan (PR), eleito pela primeira vez, entrou com uma ação na Justiça, requisitando o sorteio dos gabinetes de forma igualitária, antes da posse dos parlamentares em fevereiro. O pedido não foi acatado, mas houve entendimento interno entre os deputados.

Obras – Para ajudar a evitar este impasse, a mesa diretora também irá reformar mais 12 gabinetes no prédio (Assembleia), tendo como intenção que todos os espaços sejam padronizados, com o mesmo tamanho e estrutura de trabalho.

O 1° secretário, o deputado Zé Teixeira (DEM), adiantou que o investimento nesta obra será de R$ 2,3 milhões, com recursos próprios da Assembleia, vindo do pagamento do duodécimo. Antes já foram entregues quadro gabinetes já seguindo este modelo.

Os espaços diferentes serão apenas da presidência, vice-presidente e primeira-secretaria. A expectativa é entregar a obra até fevereiro do ano que vem.

Nos siga no Google Notícias