ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Após pressão, Romero Jucá anuncia que deixará governo Temer

Michel Faustino | 23/05/2016 15:54
Senador licenciado Romero Jucá (PMDB) anunciou que vai deixar o governo. (Foto: Agência Brasil)
Senador licenciado Romero Jucá (PMDB) anunciou que vai deixar o governo. (Foto: Agência Brasil)

O senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou nesta segunda-feira (23) que deixará o cargo de ministro do Planejamento do governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). Jucá sofreu pressão popular e dentro do próprio governo depois de uma conversa sua com um ex-presidente da Transpetro, investigado na Operação Lava Jato, ser publicada em reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A oficialização deve ocorrer nesta terça-feira (24).

Jucá disse que vai protocolar hoje um pedido na PGR (Procuradoria-Geral da República) para que o órgão avalie se há alguma ilegalidade na gravação que comprometa a permanência dele no ministério. No período da licença, Jucá reassumirá o mandato de senador e permanecerá na presidência do PMDB. O Ministério do Planejamento ficará sob comando do secretário-executivo Dyogo de Oliveira.

Romero Jucá foi nomeado ministro do Planejamento há 12 dias. No momento da gravação, ele exercia o mandato de senador pelo PMDB, de Roraima. Jucá confirmou que foi procurado pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, em casa e no gabinete.

O jornal Folha de São Paulo diz que na gravação, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugere um pacto para deter a Lava Jato. De acordo com a reportagem, em conversas entre Romero Jucá e Sérgio Machado. Jucá sugeriu que uma "mudança" no governo federal resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato.

Em uma das conversas, segundo o jornal, Machado disse a Jucá: "o Janot está a fim de pegar vocês e acha que eu sou o caminho...Ele acha que sou o caixa de vocês".

Ainda de acordo com o jornal, Machado fez uma ameaça velada e pediu que fosse montada uma estrutura para protegê-lo. E mais adiante, segundo a Folha, Machado voltou a dizer: "então eu estou preocupado com o quê? Comigo e com vocês. A gente tem que encontrar uma saída".

De acordo com a reportagem, Machado disse que novas delações na Lava Jato não deixariam "pedra sobre pedra". E Jucá concordou que o caso de Machado não pode ficar na mão do juiz federal, Sergio Moro".

Na gravação, ainda de acordo com o jornal, Jucá acrescentou que um eventual governo Michel Temer deveria construir um pacto nacional "com o Supremo, com tudo" e Machado disse que "aí parava tudo", e Jucá respondeu que" delimitava onde está" - a respeito das investigações.

Jucá disse que havia mantido conversas com ministros do Supremo, os quais não nominou e afirmou que há poucos no STF aos quais não tem acesso. Um deles seria o ministro Teori Zavascki, a quem classificou de " um cara fechado. "

Também primeiro vice-presidente do PMDB, Jucá é alvo de dois inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) que investigam suspeita de que ele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. O ministro disse que considera algo banal porque já teria dito o que está na gravação em todas as entrevistas concedidas.

Nos siga no Google Notícias