ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Flagrado em conversa sobre Lava Jato, Jucá diz que diálogo foi "algo banal'

Ministro do Planejamento sugere pacto para barrar investigação

Mayara Bueno | 23/05/2016 10:13
Ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB). (Foto: Agência Brasil).
Ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB). (Foto: Agência Brasil).

Flagrado em conversa suspeita, em que sugere tentativa de impedir a Lava Jato, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que falava sobre a crise econômica do País e que considera o diálogo “algo banal”. Nesta segunda-feira (23), foi divulgada conversa em que Jucá, que é senador licenciado, sugere a existência de um pacto para obstruir a investigação, dizendo que seria preciso “estancar a sangria”. O diálogo aconteceu com o ex-presidente da Transpetro (Petrobras Transporte S.A), Sérgio Machado.

Também primeiro vice-presidente do PMDB, Jucá é alvo de dois inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) que investigam suspeita de que ele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Segundo informações do G1, o ministro disse que considera algo banal porque já teria dito o que está na gravação em todas as entrevistas concedidas.

Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, nesta segunda-feira, Romero Jucá sugeriu na conversa que uma “mudança” no governo federal resultaria em um pacto para “estancar a sangria” representada pela Lava Jato. No Senado, o ministro foi um dos principais articuladores do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Já o ex-presidente da Transpetro diz ao ministro que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, queria pegar Jucá e outros parlamentares do PMDB investigados na Lava Jato. O ex-dirigente afirmou, ainda, que novas delações não deixariam "pedra sobre pedra". Jucá concordou que o caso de Sérgio Machado não poderia ficar nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

Ainda segundo a Folha, o ministro disse que, em um eventual governo de Michel Temer, o que se efetivou, deveria construir um pacto com o STF. A conversa teria ocorrido em março passado e, por enquanto, o ministro nega que poderá deixar o cargo, em virtude da divulgação da gravação.

*Matéria editada para correção de informação às 10h34.

Nos siga no Google Notícias