ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Após ter projetos vetados, Salineiro diz ter “vergonha de ser vereador”

Fala do vereador do PSDB irritou colegas durante a sessão desta quinta-feira na Câmara Municipal de Campo Grande

Gabriel Neris e Fernanda Palheta | 19/09/2019 14:24
Vereadores debatem projetos durante sessão na Câmara de Vereadores (Foto: Fernanda Palheta)
Vereadores debatem projetos durante sessão na Câmara de Vereadores (Foto: Fernanda Palheta)

Vereadores de Campo Grande mantiveram os pareceres da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final durante votação na sessão desta quinta-feira (19). Quatro propostas colocadas para votação foram arquivadas, o que gerou clima quente na Casa de Leis, com direito a André Salineiro (PSDB) dizer na tribuna que “tinha vergonha de ser vereador”.

O tucano, autor das propostas arquivadas, chegou a pedir votação nominal, porém a votação foi simbólica e não passou em plenário. “Tenho vergonha de ser vereador. Os vereadores não tiveram coragem de fazer [a votação] nominal”, disse.

A fala do parlamentar não foi bem recebida pelos colegas. O vereador Ayrton Araújo (PT) disse que Salineiro não deveria generalizar e colocar o nome dele na lista. “Não tenho vergonha de ser vereador”.

Wellington Oliveira, colega de partido, disse que como líder do PSDB não se sentia contemplado com a fala de Salineiro. “Tem que saber perder”. João César Mattogrosso (PSDB) sugeriu que o tucano “deveria dar a vaga, os suplentes estariam interessados”.

O vereador Otávio Trad (PTB), presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, ressaltou que as partes técnicas do projeto são analisadas.

Foi mantido o parecer pela inconstitucionalidade do projeto que trata sobre critérios anticorrupção nas licitações públicas em Campo Grande. A proposta previa que a administração pública poderia estabelecer, como critério de desempate, a preferência de contratação para empresas que adotem programas de integridade em sua estrutura, com objetivo de prevenir e evitar irregularidades. O parecer considera a competência privativa da União em legislar regras gerais da licitação.

Os parlamentares também mantiveram o parecer da maioria da comissão e arquivaram o projeto sobre a concessão de prêmio à pessoa que comunicar às autoridades a pratica de crime contra a administração pública municipal. O denunciante teria direito a 10% do valor recuperado e não poderia receber acima de R$ 100 mil. A comissão considera que o valor, pela lei, vai para a coletividade, não havendo previsão para converter o recurso a uma pessoa particular. Também defende que é dever do cidadão comunicar a administração em caso de ilegalidade.

Também projeto do vereador André Salineiro, foi mantido o parecer que aponta ilegalidade no projeto de lei que autorizaria o Executivo a instituir o programa de incentivos às microcervejarias artesanais, brewpubs e cervejeiros caseiros.

A comissão também foi contrária ao projeto que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade, proposta do vereador Wilson Sami (MDB). Também foi arquivado o projeto que acrescenta o parágrafo 8º ao artigo 10 da Lei Municipal 2.592, de 27 de janeiro de 1989, que instituiu o imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso. A proposta dos vereadores Antônio Cruz (PSDB) e André Salineiro foi retirada.

Nos siga no Google Notícias