ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Aprovado estado de calamidade em Coxim, Nova Andradina e Selvíria

Com esta condição, os municípios poderão fazer compras e contratações sem licitação

Leonardo Rocha | 15/07/2020 11:35
Imagem panorâmica da cidade de Coxim (Foto: Divulgação - Prefeitura de Coxim)
Imagem panorâmica da cidade de Coxim (Foto: Divulgação - Prefeitura de Coxim)

Os deputados aprovaram situação de estado de calamidade nos municípios de Coxim, Nova Andradina e Selvíria, devido a pandemia do coronavírus. Com esta condição emergencial, os prefeitos das respectivas cidades poderão fazer compras, contratações e ações sem precisar de licitações.

Seguindo o que ocorreu em outros municípios, os deputados concederam a situação d calamidade, para que os prefeitos tenham condições de tomar medidas emergenciais durante a pandemia do coronavírus no Estado, que teve aumento exponencial de casos e mortes nas últimas semanas.

Eles voltaram a dizer que o momento é de apoio aos municípios, mesmo aqueles que tiverem poucos casos registrados da doença, que já está em quase todas as cidades do Estado. Ainda citaram que neste momento, a agilidade na tomada de decisões é importante para conter a disseminação do contágio.

O deputado Renan Contar (PSL) votou contra as medidas, seguindo o critério de que não é necessário decretar estado de calamidade nas cidades, assim como já tinha se posicionado nas votações anteriores sobre este tema. Os parlamentares ainda alegam que caso haja irregularidade nestas compras e contratações, estas ações serão fiscalizadas pelos órgãos de controle.

Cidades – Entre as cidades que conseguiram hoje (15) aval para esta condição (estado de calamidade), Nova Andradina tem 84 casos confirmados de coronavírus, enquanto que Coxim possui 69 registros. Já o município de Selvíria dispõe de apenas dois contágios até o momento. Em Mato Grosso do Sul são 14.631 (casos), com 183 mortes devido a doença.

Nos siga no Google Notícias