ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Aprovado projeto que dá desconto no telefone de gago

Redação | 23/09/2009 12:48

Em 2ª votação, os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira, o projeto de lei que dá desconto de 50% na conta de telefone de quem tem distúrbios na fluência e temporalização da fala, como a gagueira. O projeto segue agora para sanção do governador André Puccinelli.

A proposta do deputado Diogo Tita (PMDB) concede o benefício a todos que têm problema de fala, desde que apresentem atestado médico comprovando essa condição.

A estimativa é de que 20 mil pessoas em Mato Grosso do Sul gaguejam. Na Justificativa, Tita argumenta que "para o gago, a produção da fala é uma atividade trabalhosa" e que "o gago demora mais para falar, conforme o grau da gagueira demora muito mais".

Conforme a Abra Gagueira (Associação Brasileira de Gagueira), em todo o Brasil, 2 milhões de pessoas apresentam o problema.

Tita contou que apresentou o projeto após tomar conhecimento que um primo dele, que é gago, paga um valor alto pelo uso do telefone celular. "Eu tenho um primo que abandonou o 2º ano de administração por conta da gagueira. Eu percebi que a conta dele vinha alta demais e resolvi fazer o projeto", disse.

Nos siga no Google Notícias