ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Aprovado projeto que torna as atividades religiosas essenciais em MS

Projeto que dá respaldo para cultos e missas durante pandemia tem aprovação na Assembleia

Leonardo Rocha | 23/04/2020 13:25
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Foto: Marcos Maluf)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Foto: Marcos Maluf)

Os deputados aprovaram o projeto que torna as atividades religiosas essenciais em Mato Grosso do Sul, quando houver períodos de crise, como a pandemia do coronavírus. A proposta tem a intenção de incentivar e dar respaldo para a abertura de igrejas, assim como realização dos cultos e missas.

O autor do projeto, Herculano Borges (SD), explicou que a matéria foi apresentada, quando ainda estavam proibidas estas celebrações, que hoje estão liberadas após decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), seguindo as regras e restrições de prevenção. "Esta lei estadual vai ficar como garantias para outras ocasiões e se aparecer novas crises", explicou ele.

A questão teve um embate jurídico em Campo Grande, já que no primeiro instante o prefeito Marquinhos Trad (PSD) suspendeu os cultos e missas. Depois do decreto federal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que colocou as atividades (religiosas) como essenciais, a gestão municipal reabriu as igrejas, impondo as regras para as celebrações, no entanto o Ministério Público conseguiu liminar para que os locais continuassem sem os eventos.

Depois de decisões contrárias, a prefeitura teve seu recurso acatado pela Justiça Estadual, retomando a autorização para os cultos e missas. O autor do projeto destaca que na própria decisão do desembargador Paschoal Leandro, existe a menção de que a atividade (religiosa) é essencial do ponto de vista jurídico.

Caso se torne lei estadual, por enquanto a proposta não mudaria nada na prática, só se houvesse uma alteração deste quadro jurídico. "Pode funcionar para situações futuras", descreveu o relator do projeto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Lídio Lopes (Patri).

Decisões - Em nível federal, a assessoria jurídica do deputado explicou que houve uma decisão em primeiro grau, que derrubou o decreto do presidente, no entanto após recurso da AGU (Advocacia-Geral da União), o TRF-2 (Tribunal Regional Federal) retomou a validade da publicação.

 Já o STF (Supremo Tribunal Federal) apenas reforçou que cada estado ou município iria definir suas questões referentes aos serviços (essenciais) e restrições. "Por isso apresentamos este projeto de lei estadual", disse o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias