A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Abril de 2018

29/03/2018 12:21

Arquidiocese planeja realizar debate entre os candidatos ao governo

O arcebispo de Campo Grande, dom Dimas, diz que entidade já promoveu outros debates para prefeito

Leonardo Rocha e Mirian Machado
Dom Dimas de Lara Barbosa disse que pode haver debate entre os candidatos (Foto: Marina Pacheco)Dom Dimas de Lara Barbosa disse que pode haver debate entre os candidatos (Foto: Marina Pacheco)

O arcebispo de Campo Grande, dom Dimas de Lara Barbosa, revelou hoje (29), durante agenda pública, que a Arquidiocese da Capital pretende promover um debate com os candidatos ao governo do Estado. Ele lembrou que a entidade já realizou em outros anos esta discussão na eleição para prefeito.

“Estamos estudando esta possibilidade para contribuir com o debate eleitoral, já fizemos outras vezes na disputa para prefeito e podemos repetir neste ano. Vou conversar sobre a possibilidade com os padres”, disse o arcebispo ao Campo Grande News.

Dom Dimas também contou que em toda eleição estadual, a entidade lista uma série de itens importantes para Igreja, que alguns candidatos se comprometem em assumir tais pautas. “Muitos assinam e mostram compromisso com estas questões, sempre incluímos a condição da ficha limpa e vamos colocar também pontos da campanha da fraternidade”.

Sobre as campanhas e conversas dentro das paróquias, o arcebispo ponderou que não existe “nenhuma proibição” ou restrição aos padres sobre como mensagens durante a missa. “Deixamos livre, muitas vezes integrantes da comunidade e até ministros (paróquia) se tornam candidatos e existe o pedido de apoio”, explicou.

Apoio - O arcebispo não concorda apenas quando candidatos aparecem nas paróquias para pedir voto, sem nunca ter frequentado o lugar. “Aqueles que aparecem somente na eleição não aceitamos”. Ele ainda citou que sobre as disputas majoritárias (governo e senado) pede um pouco mais de cuidado e moderação. “Só se for algo excepcional, alguém de dentro da comunidade”.

Dimas também ressaltou que a publicação de “cartilhas”, com orientações aos fiéis é uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) à nível nacional. “Eles é quem decidem e depois nos informam se vai ter estas orientações, por enquanto não nos disseram nada”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions