ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Arquidiocese planeja realizar debate entre os candidatos ao governo

O arcebispo de Campo Grande, dom Dimas, diz que entidade já promoveu outros debates para prefeito

Leonardo Rocha e Mirian Machado | 29/03/2018 12:21
Dom Dimas de Lara Barbosa disse que pode haver debate entre os candidatos (Foto: Marina Pacheco)
Dom Dimas de Lara Barbosa disse que pode haver debate entre os candidatos (Foto: Marina Pacheco)

O arcebispo de Campo Grande, dom Dimas de Lara Barbosa, revelou hoje (29), durante agenda pública, que a Arquidiocese da Capital pretende promover um debate com os candidatos ao governo do Estado. Ele lembrou que a entidade já realizou em outros anos esta discussão na eleição para prefeito.

“Estamos estudando esta possibilidade para contribuir com o debate eleitoral, já fizemos outras vezes na disputa para prefeito e podemos repetir neste ano. Vou conversar sobre a possibilidade com os padres”, disse o arcebispo ao Campo Grande News.

Dom Dimas também contou que em toda eleição estadual, a entidade lista uma série de itens importantes para Igreja, que alguns candidatos se comprometem em assumir tais pautas. “Muitos assinam e mostram compromisso com estas questões, sempre incluímos a condição da ficha limpa e vamos colocar também pontos da campanha da fraternidade”.

Sobre as campanhas e conversas dentro das paróquias, o arcebispo ponderou que não existe “nenhuma proibição” ou restrição aos padres sobre como mensagens durante a missa. “Deixamos livre, muitas vezes integrantes da comunidade e até ministros (paróquia) se tornam candidatos e existe o pedido de apoio”, explicou.

Apoio - O arcebispo não concorda apenas quando candidatos aparecem nas paróquias para pedir voto, sem nunca ter frequentado o lugar. “Aqueles que aparecem somente na eleição não aceitamos”. Ele ainda citou que sobre as disputas majoritárias (governo e senado) pede um pouco mais de cuidado e moderação. “Só se for algo excepcional, alguém de dentro da comunidade”.

Dimas também ressaltou que a publicação de “cartilhas”, com orientações aos fiéis é uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) à nível nacional. “Eles é quem decidem e depois nos informam se vai ter estas orientações, por enquanto não nos disseram nada”.

Nos siga no Google Notícias