ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Articulação de Moka garante urgência em votação de veto de Dilma

Nícholas Vasconcelos | 12/12/2012 19:31
Senador Moka (PMDB) durante articulação no plenário do Congresso. (Foto: Divulgação)
Senador Moka (PMDB) durante articulação no plenário do Congresso. (Foto: Divulgação)

O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (12) que a aprovação do pedido de urgência para análise dos vetos ao projeto que redistribui os royalties do petróleo. “vitória da maioria do povo brasileiro”, afirmou o senador.

O plenário do Congresso aprovou o requerimento por ampla maioria, com 60 votos favoráveis e 7 contrários no Senado. Na Câmara, 348 deputados foram favoráveis, 84 contrários e uma abstenção.

A bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense votou maciçamente pela aprovação do pedido de urgência, que obriga o presidente do Congresso a colocar a matéria em votação na próxima sessão.

De acordo com Moka, examinar o veto do Executivo é obrigação do Congresso. “O processo legislativo só se conclui com a apreciação do veto e isso o Congresso está fazendo”, explicou.

Moka foi um dos principais articuladores para que as duas Casas votassem o regime de urgência. O sul-mato-grossense trabalhou em conjunto com o senador Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí.

O projeto 448/2011, vetado pela presidente Dilma, modifica os critérios de distribuição dos royalties do petróleo. De acordo com o texto, estão previstas regras semelhantes às do repasse do FPE (Fundo de Participação dos Estados), inclusive para os contratos já em vigor.

Segundo o senador, as finanças dos municípios chegaram a nível insustentável e os recursos dos royalties do petróleo podem diminuir o problema.

Nos siga no Google Notícias