ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia aprova previdência complementar para novos servidores

Proposta do governo do Estado teve placar de 16 votos a zero na Casa de Leis

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 06/12/2018 11:50
Projeto da previdência complementar foi aprovado hoje em primeira votação. (Foto: Leonardo Rocha)
Projeto da previdência complementar foi aprovado hoje em primeira votação. (Foto: Leonardo Rocha)

Com placar de 16 votos a favor e nenhum contra, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (dia 6), em primeira votação, o projeto que prevê previdência complementar para os futuros servidores estaduais de Mato Grosso do Sul. As regras não mudam para quem já é concursado. 

A proposta teve parecer favorável ontem da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e entrou na pauta de hoje, diante da ausência de projetos para votação nesta manhã.

Sem agendamento, o plenário da Casa de Leis não recebeu público nem de apoio ou contrário à novidade. O Fórum dos Servidores havia solicitado audiência para discutir dúvidas e fazer sugestões.

De acordo com o deputado estadual João Grandão (PT), a bancada petista aprovou a proposta porque considera que a primeira votação é sobre a legalidade. “A bancada vai avaliar melhor quando for em segunda votação, quando avalia o mérito da matéria”, diz.

O texto estabelece que quem receber acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atualmente em R$ 5.645,80, e quiser manter a “paridade” do seu salário quando aposentar, terá que aderir a uma previdência complementar.

O plano pode ser gerido pela MS Prev (Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul), que ganharia o nome, neste caso de MS Prev.Com, ou por instituição privada.

A proposta exclui os militares. De acordo com o relator, deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM), essa carreira tem simetria com as Forças Armadas e será necessário um projeto específico. Para o governo, o tema já foi discutido durante a reforma da previdência, aprovada no ano passado.

Nos siga no Google Notícias