ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Assembleia homenageia os 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

Edmir Conceição* | 18/10/2011 17:56

Proposta pelo deputado estadual Zé Teixeira, será realizada nesta terça-feira (18/10), às 19h, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de fundação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. As homenagens têm acontecido no decorrer deste ano, em diversos estados do Brasil e, desta vez em Mato Grosso do Sul.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) comemora, neste ano de 2011, 50 anos de existência. Criado em 22 de julho de 1961 pelo seringueiro José Gabriel da Costa, na fronteira do Acre com a Bolívia, o Centro ficou estabelecido depois de 1965 em Porto Velho (RO), de onde se expandiu por todo o Brasil e exterior, sendo hoje composto por mais de 15 mil frequentadores assíduos. São homens e mulheres, entre filiados e familiares, que diariamente procuram fazer o bem e contribuir para as ações de amor ao próximo.

A UDV é uma sociedade religiosa sem fins lucrativos que contribui para o aprimoramento das virtudes intelectuais, morais e espirituais do ser humano. Possui fundamentos cristãos e exercita a tolerância e o respeito a todos os grupos religiosos, tendo como símbolo da paz e da fraternidade humana Luz, Paz e Amor. Seus dirigentes são voluntários, eleitos por voto para mandatos de três anos, sem nenhuma remuneração.

Com diversas ações de beneficência, como a avançada alfabetização de jovens e adultos diretamente no computador e o auxílio material a pessoas carentes, esta religião, também chamada de “União do Vegetal”, detém o título de Utilidade Pública Federal desde 1999, além de diversos títulos municipais e estaduais de valor equivalente, concedidos a entidades a ela ligadas. Este reconhecimento é renovado todos os anos, com um crescimento expressivo na quantidade de pessoas favorecidas. Para se ter ideia de suas atividades, só em 2009 o trabalho da UDV nesta área resultou em mais de 68 mil atendimentos sociais.

O volume de benefícios realizados em 2010 ainda está sendo computado, mas levantamentos preliminares apontam para um número ainda maior.

Nas ações ambientais, por meio da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, o Centro apresenta-se com trabalho de reciclagem e compostagem de lixo, aplicação de sistemas agroflorestais e permaculturais, além de incentivar o plantio de árvores e a preservação de nascentes e de áreas protegidas por lei.

Em seus rituais religiosos, a UDV utiliza o chá “Hoasca”, resultado da decocção de duas plantas amazônicas, para fins de concentração mental. Este chá, denominado também por ayahuasca ou simplesmente “Vegetal”, é reconhecido como inofensivo à saúde humana pelas autoridades do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), em resolução proposta por um grupo de estudos multidisciplinar. Da mesma forma, a Suprema Corte Norteamericana autorizou – por unanimidade – a União do Vegetal a distribuir, religiosamente, o Vegetal em todos os Estados Unidos.

Contrária ao uso de tóxicos e entorpecentes, lícitos e ilícitos, em toda a existência da UDV nunca foram verificados casos de pessoas que, por começarem a beber o Vegetal, tenham apresentado mudanças bruscas de comportamento. Ao contrário, são milhares os exemplos de pessoas que passaram a orientar suas vidas para o seu fortalecimento moral e familiar.

Por esses e outros motivos, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal sempre abriu suas portas para as autoridades do País e também para a comunidade acadêmica e científica, consciente do valor de seu trabalho e do melhoramento social que vem proporcionando à coletividade. Atualmente, sua Sede Geral fica em Brasília e sua Sede Histórica, na capital de Rondônia. Mais informações: www.udv.org.br e www.udv.org.br/blog.

(*) Com informações

Nos siga no Google Notícias