A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 25 de Abril de 2018

29/03/2017 11:10

Assembleia vai chamar diretor para explicar rombo na Previdência

Uma comissão sobre o assunto também será criada

Mayara Bueno e Leonardo Rocha
Deputado estadual Amarildo Cruz (PT). (Foto: Roberto Higa e Victor Chileno).Deputado estadual Amarildo Cruz (PT). (Foto: Roberto Higa e Victor Chileno).

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai criar uma comissão para acompanhar as discussões sobre a reforma da Previdência, em Brasília, e também chamará o diretor-presidente da Ageprev (Agência de Previdência de MS) para explicar dados sobre o suposto rombo no setor. As deliberações são resultados da audiência pública sobre o assunto, que aconteceu na terça-feira (29).

Conforme o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), quem propôs a audiência, o presidente da agência previdenciária do Estado, Jorge Martins, será convidado para, na semana que vem, explicar dados e detalhes do setor. O governo estima que exista rombo de quase R$ 1 bilhão, por isso, a reforma na Previdência é tão necessária.

O Executivo Estadual havia dito que apresentaria o projeto ainda em março, mas aguardava a aprovação da proposta que tramita na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, uma representante da Ageprev, que esteve ontem, teria dito que o projeto estadual ainda não foi finalizado.

Paralelo a isso, Amarildo afirmou que o presidente da casa de leis, deputado Junior Mochi (PMDB), vai abrir uma comissão para acompanhar as discussões em Brasília. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a Previdência, a exemplo da que foi aberta na Câmara Federal, poderá ser aberta quando o Estado enviar a proposta, já que lá estarão as justificativas para as mudanças.

“Vamos querer saber se o agência é realmente deficitário, se os números batem, quais são os critérios para aposentadoria. É uma forma de abrir a caixa preta da agência e descobrir porque chegou a esta situação”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions