ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Assembleia vai homenagear o ex-governador Wilson Barbosa Martins

Evento irá acontecer na próxima segunda-feira no legislativo

Leonardo Rocha | 21/06/2017 08:50
Wilson Barbosa Martins vai receber homenagem, ele completa nesta quarta-feira 100 anos de idade (Foto: Arquivo)
Wilson Barbosa Martins vai receber homenagem, ele completa nesta quarta-feira 100 anos de idade (Foto: Arquivo)

A Assembleia Legislativa vai prestar homenagem ao ex-governador Wilson Barbosa Martins, na próxima segunda-feira (26), a partir das 19h30, em solenidade no plenário da Casa de Leis. O político sul-mato-grossense completa nesta quarta-feira (21), 100 anos de idade.

O evento que terá a participação de autoridades e dos deputados estaduais, pretende homenagear os 100 anos do cidadão que foi duas vezes governador de Mato Grosso do Sul, ex-prefeito de Campo Grande, deputados federal e senador da República. Advogado de formação, começou sua política ainda na década de 30.

Ele começou sua atuação (política) como estudante de Direito em São Paulo, quando já se posicionava contra o Estado Novo, do então presidente Getúlio Vargas. Depois deste período, voltou a Campo Grande, sendo um dos fundadores do partido UDN (União Democrática Nacional), sendo inclusive candidato a prefeito do município, mas desta vez perdeu para Ari Coelho.

Ocupou cargo de secretário-geral na administração do então prefeito Fernando Corrêa da Costa, e chegou ao seu primeiro mandato como prefeito em 1958. Sua gestão teve como destaque a reforma administrativa, a organização na cobrança de tributos e a implantação da previdência social no município.

Com a bagagem administrativa conseguiu se eleger deputado federal, inclusive participando em Brasília, dos debates sobre a reforma do então presidente João Goulart. Com a ditadura militar, Wilson Barbosa teve seus direitos políticos cassados e voltou a exercer a função de advogado. Ao final dos anos 70, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul.

Em 1986 foi candidato ao Senado Federal e inclusive ajudou na elaboração da Constituinte, junto com outros políticos renomados como Ulisses Guimarães e Mário Covas. Seu último mandato a frente do governo estadual foi de 1995 a 1998, quando deixou a carreira política.

Nos siga no Google Notícias