A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/04/2013 18:10

Ataques a gestão Nelsinho marcam balanço; Trad rebate ponto por ponto

Durante balanço, Bernal definiu como "calamitosa" as áreas como saúde e educação; ex-prefeito rebate e diz que deixou cidade em condições de ser gerida

Carlos Martins
Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, disse que mais de 90 escolas estão em estado precário (Foto: Marcos Emílio)Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, disse que mais de 90 escolas estão em estado precário (Foto: Marcos Emílio)

A administração do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) foi criticada em alguns setores como saúde, educação, regulamentação e trânsito nesta segunda-feira (22) durante o balanço de 111 dias feito pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Alguns dos secretários chamados pelo prefeito para apresentarem as obras que serão executadas pelas suas pastas, disseram que encontraram vários serviços em estado precário, uma situação “calamitosa”, como definiu o prefeito na apresentação feita no gabinete da Esplanada Ferroviária das 111 obras que serão executadas na Capital.

Ao falar sobre a reforma que será feita em 94 escolas, o secretário José Chadid disse que encontrou os prédios em um estado “um pouco difícil a infraestrutura”. Aí o prefeito, ao lado, disse: "calamitosa". Na sequencia, o secretário informou que além das escolas serão reformados os Ceinfs (Centros de Educação Infantil) que, “como é público e notório a imprensa tem anunciado que é um pouco caótico da infraestrutura”.

Em resposta, Nelsinho disse que todas as secretarias estavam funcionando, os funcionários públicos municipais estavam com salário em dia e animados e as escolas e Centros de Educação Infantil contavam com merenda completa. “Os materiais e kits escolares estavam reservados, bastando apenas serem adquiridos e entregues nas respectivas unidades de educação”.

Saúde - A área de saúde também foi motivo de polêmica. O secretário de Saúde, Ivandro da Fonseca, disse que assim que assumiu o cargo recebeu do prefeito a incumbência de fazer um diagnóstico para identificar os principais problemas. “Foram 90 dias de trabalho e, na verdade, o que foi apurado a população estava expondo por meio da imprensa”, disse Fonseca. Durante o balanço, ele disse que mais de 90 unidades de saúde estão em situação precária e que a equipe de auditores instaurou sindicâncias para apurar responsabilidades.

O ex-prefeito Nelsinho Trad rebateu e afirmou que todas as obras estavam em andamento e que a paralisação ocorreu na atual administração. “As ambulâncias estavam com escalas fechadas para atender as demandas diárias, todas as unidades administrativas preenchidas com seus titulares e responsáveis legais e todas as obras estavam em execução, ou seja, em síntese Campo Grande era uma cidade pacífica respirando ares de progresso e de esperança por dias melhores”.

Regulação - A presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, Ritva Cecília de Queiroz Garcia Vieira, disse que quando assumiu o cargo “encontrou um panorama de certo abandono na agência”. Ela contou que foram levantados e analisados todos os contratos, dos quais, alguns apresentaram irregularidades e ilegalidades. Como exemplo de irregularidade, Ritva citou o quinto termo aditivo firmado no ano passado entre a prefeitura e a Águas Guariroba.

Segundo ela, foi localizado no termo uma tabela de serviços que foi atualizada onde inúmeros serviços foram retirados da tabela, serviços que tinham custo zero para o consumidor, e estabelecidos em alguns serviços, “como foi noticiado”, aumentos de mais de 400%. “Estamos ultimando estes trabalhos e esta tabela que causou tanto transtorno à população foi suspensa por determinação da agência”.

Nelsinho diz que Bernal deve começar a trabalhar e parar de reclamar (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)Nelsinho diz que Bernal deve começar a trabalhar e parar de reclamar (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)

Trânsito - Já a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Katia Maria Moraes Castilho, reclamou que ao chegar à agência, encontrou deficiências. “Chegamos lá e encontramos ela bastante problemática em termos de infraestrutura de veículos, mas vamos conseguir arrumar e deixar Campo Grande mais tranquila, segura, com transporte coletivo bastante eficiente”, assegurou.

Em defesa de sua administração, Nelsinho reiterou que a prefeitura foi deixada em plenas e totais condições de ser gerida, com tranqüilidade e folga financeiro. “Foram deixados recursos em caixa [R$ 246 milhões] para serem gastos como Alcides Bernal quisesse, inclusive para quitar obras e serviços contratados durante sua administração. O ex-prefeito diz que já passou a hora de ficar com esse chororô, que serve apenas para tentar encobrir esses desmandos todos e esse caos que está instalado e tende a piorar em nossa cidade”.

Finalizando, Nelsinho deixou um conselho para a atual administração: “parem de chorar e vão trabalhar... justifiquem os discursos e as promessas da voz aveludada na campanha eleitoral. Campo Grande merece isso. Mãos à obra”



O Bernal tem que esquecer a administração anterior e colocar para trabalhar seus subordinados. Esquecer o Nelsinho, agora é Bernal! O que o Nelsinho fez de bom de continuidade e o que ficou a desejar faça o melhor... o povo que votou no Bernal, espera que ele faça uma boa administração. Os vereadores ao invés de ajudar, tiraram verba dele e só ficam procurando um jeito dele desfocar dos problemas da cidade.
 
Antonio Reis em 23/04/2013 10:39:55
eu tbm concordo com ex prefeito para de chororo e vai trabalhar e pagar os funcionario que ta sem receber os tercerizados ........
 
luciana amorim em 23/04/2013 10:31:11
quem falo que o Bernal não fez nada, gente ele já troco todas as placas de obras do Nelsinho , agora são todas obras do Bernal
 
Elias pedro dos santos em 23/04/2013 10:25:11
IVAN JEFERSON CHAGAS: a Mal. Deodoro não mudou de nome. Acontece que no trecho da Brilhante até o Trevo Imbirussu ela tem um nome (Mal. Deodoro) e depois, até o Anel Viário, tem outro (Dr. Gunter Hans).

O mesmo acontece com a Cel. Antonino que, da Bahia até a Capital chama-se Cel. Antonino e depois, até o Anel Viário, Cônsul Assaf Trad.

Outro exemplo: Costa e Silva, que recebe esse nome da Zahran à Interlagos, daí até o Anel Viário passa a se chamar Gury Marques.

Mais: a Joaquim Murtinho que vem desde a Rui Barbosa com esse nome, passa a se chamar Av. Ministro João Arinos a partir da Centaurea até o Anel Viário e, dali em diante, Av. Redentor até virar a BR-262.

A Ernesto Geisel, ao sul do Guanandizão chama-se Thirson de Almeida; a Fernando Correa vira Ricardo Brandão, etc etc etc.
 
Paulo Medeiros em 23/04/2013 10:11:34
de um lado o ex-prefeito premiado em várias situações.do outro lado o atual, que sempre apoiou o ex, e agora dispara criticas e erros a todos os lados.O ex tem uma carreira politica que pode torna-lo o proximo governador.o atual vive um dilema pessoal,aceita criticas, processa até caminhoneiro,não conseguiu sequer montar seu secretariado,não consegue uma base política e entra na história como o primeiro prefeito no Brasil a ganhar uma moção de repúdio da Câmara de vereadores.Essa novela promete fortes emoções em cada capítulo.
 
Carlos Henrique em 23/04/2013 10:01:37
Nelsinho nunca mais, só foi mandado pelo ANDRÉ!
 
gilberto silva em 23/04/2013 09:40:37
voceis queriam o que colocando um paraguaio na prefeitura olhe bem para ele nao ta se dando bem com o vice prefeito dele quanto mais com os outros.campo grande ta precisando de alguem no minimo com um bom senso e respeito pelas pessoas que vivem nela ha anos e não de cara que so fica atras de fofoguinha. o bernal quer um conselho procure fazer amizades,sabe porque seu bernal mais vale um conhecido no mundo do que um inimigo ta
 
jorge marcelo em 23/04/2013 09:34:45
A Ritva.... não sabe nem o que é regulação e para que serve uma agência de regulação... Pobre Campo Grande!!!
 
Luca Bueno em 23/04/2013 09:07:58
Nelsinho é demagogo desde quando era vereador do PTB, domara que nunca seja prefeito de CG e muito menos Governador do Estado. Vai trabalhar Nelsinho e para de fazer politicagem barata.
 
Roberto Domingos em 23/04/2013 08:49:13
Como tem pessoas que nao tem o minimo conhecimento acerca de alguns assuntos, é mais do que normal um gerenciador fazer o balanço quando assume sua administração, as falhas reportadas são sim verdades, que ja foi em postos na gestão passada sabe de fato, as viaturas do samu estavam sucateadas como mostrou no ano passado a tv morena, os predios escolares, assim como outros predios publicos estão ruindo sem cuidado, o transito de CG é um caos, principalmente por falta de uma engenharia de transito que funcione, contratos a serem analisados, etc.
Enfim tem muita coisa errada, espero que o Bernal consiga arrumar o que está errado sem deixar nada do essencial por fazer...
Parabens Bernal, agora mãos a obra...
 
Ronaldo Leal em 23/04/2013 08:42:09
O Nelsinho Trad Melhor Prefeito do Brasil Vários Prêmios...e O Bernal so reclama.....volta pra assembleia...
 
Aldo Paraguay em 23/04/2013 08:37:29
Concordo com a Cleide Sales. Deseja por seus erros e certos, o ex-prefeito agia e fazia acontecer. A cidade hj esta parada,em todos os aspectos. Deseja qual for os erros da gestão anterior, nada justifica a demorar de agir dessa atual gestao
 
Claudia Kimie em 23/04/2013 08:36:25
Que vergonha Campo Grande! O nosso atual "Prefeito" só sabe justificar suas falhas baseando-se no mandato ex-prefeito. Toma vergonha na cara na Bernal! Comece a fazer e pare de falar!
 
Mylena Silva em 23/04/2013 08:34:23
Prefeitinho, se NÃO SABE como FAZER, tenha humildade e CAIA FORA! Com voce só tem gente ruim de serviço e sem experiencia. CAIA FORA! DEMOROU!!!!!!!
 
andré lima em 23/04/2013 08:26:01
Esse Bernal é como uma lavadeira 'as antigas, que ficavam na beira dos rios lavando e falando mal e criticando todo mundo. VÁ TRABALHAR BERNAL E DEIXA DE FALAR MAL DOS OUTROS, ISSO É MUITO FEIO CARA.
 
Gilberto Ozuna em 23/04/2013 08:19:28
Gestão é sinônimo de fazer mais com menos condições. Então fazemos gerir e proporcionar a população o melhor.
 
Antonio Carlos em 23/04/2013 07:56:18
Para a senhora Kátia da Agetran, a senhora está desenformada, aliás não podia-se esperar outra coisa, tendo a senhora a equipe que tem hoje, mas vou esclarecer pra senhora, os agentes tem pelo menos 6 motos novas, uma kombi nova, as equipes de sinalização tem pelo menos dois caminhões novos, e os veículos que atendem a administração são veículos que ainda estão em totais condições de uso. Se hoje estão todos parados no pátio sem condições de uso, é por culpa da sua administração e de total falta de zelo de seus subordinados, então acorde pra realidade e pare de falar besteira, a agetran não precisa de carro, precisa de funcionários sérios e queiram trabalhar, o que neste momento não se tem.
 
Jefferson Fonseca em 23/04/2013 01:07:21
O balanço dos 111 dias do atual prefeito foi só lembrar do defunto??? o que foi feito nesses 111 dias pelo seu governo senhor Alcides Bernal??? Quais das suas propostas de campanha foi posta em prática??? O que saiu do Papel??? Quais os projetos que estão em andamento??? Para com esses papinhos furado de culpar os outros, seja homem e comece a assumir e responder pelos seus atos. 111 dias e o senhor não fez nada ainda pela cidade, só briguinha de mariquinha pelo facebook, com a câmara, e mais nada. Onde está o desenvolvimento de 40 anos em 4 que o senhor prometeu em campanha???
 
Jefferson Fonseca em 23/04/2013 00:58:17
continua assim bernal essses caras ja roubaram d mais
 
thiago zil em 22/04/2013 22:04:26
E o asfalto do bairro NOVA LIMA? Por que não foi anunciado pelo prefeito BERNAL? Será que depois de oito anos do André, mais oito anos do Nelsinho também ficaremos mais quatro anos aguardando o NOVA LIMA ser asfaltado? Bernal você disse no MS TV da TV morena na semana passada que a Dilma já mandou o dinheiro para asfaltar o NOVA LIMA então queremos asfalto já!!!
 
Jose da Silva em 22/04/2013 22:02:36
Muita defesa pra pouco serviço do ex, concordo com a nova administração, a cidade virou um caos com essa turma antiga que nada fez de bom nos últimos 16 anos, vamos esperar que o novo faça e muito melhor, até onde vi a "demora" serve para se fazer de forma correta, quem tem pressa come cru, já diz o ditado, e chega de comer de qualquer jeito em Campo Grande, vamos com calma e fazer direito.
 
Junior Ferreira em 22/04/2013 21:37:56
Gostaria de saber, qual o motivo em que a AV. Marechal Deodoro , trocou de nome , sendo uma AV muito antiga de Campo Grande M S , hoje com o nome de de AV. GUNTERS HANS. Tenho muitas dúvidas, por essas trocas de nomes , deve ter coelho neste mato.
 
Ivan Jeferson Chagas em 22/04/2013 21:31:15
É assim memso quem não sabe como fazer... só reclama e bom parar de achar defeitos ou se achou arruma e num fica ai sem fazer nada........
 
Nany Melo em 22/04/2013 20:21:03
A forma mais fácil de dizer que fez alguma coisa é falando que esta tudo errado, mesmo não estando, pois assim ele faz pouca coisa e tudo estará funcionando perfeitamente recebendo o mérito por isso... Isso me dá nojo... mais nojo ainda é saber que tem muita gente que defende... o cara esperou dar "111" dias pra apresentar um projeto só pra fixar o número de um partido... e nós??? simmm, e nós???... nossos carros quebrando em buracos... empresas desistindo de se instalar na capital por falta de pessoas competentes para negociar, além de outras coisas que são divulgadas e tem sempre alguém afirmando que é culpa da administração anterior ou é mentira... Desculpe pessoal... gostaria muito de ver gente competente no comando... saber que meu dinheiro vai ser usado de forma honesta... tá difícil
 
Marcio Cavanha em 22/04/2013 20:07:07
Esperamos sinceramente que o Sr.Bernal comece a sua administração. Ja estamos cansados de ouvir a mesma desculpa. O secretario de saúde culpa seu antecessor o de educação também e ai vamos ficando sem kit escolar, sem alimentação nos Ceinfs, sem agulhas nos postos. Será que finalmente vamos começar a ter uma administração na nossa cidade? Ja não agüentamos passar em buracos....enfim, chega de olhar o outro e passe a mostrar a que veio prefeito bem como os seus secretários. Agora e com vcs. E daqui 111 dias vamos analisar o que o senhor e os seus secretariados fizeram pela nossa cidade. Esta lançado o desafio.
 
Ronis da Mota em 22/04/2013 19:52:06
Concordo plenamente com Daniela Bogarim. Já passou da hora do sr. prefeito parar de torrar a paciência do povo e mostrar ou melhor trabalhar mais que é para isso que foi eleito e o povo está pagando seu salário em dia. Então faça o que precisa ser feito.
 
Amarildo Matos em 22/04/2013 19:45:53
O prefeitinho ruim de serviço, para de reclamar e vai trabalhar!! se não der conta pede o boné e vai pra casa !!,
 
clelio augusto em 22/04/2013 19:41:50
Nelson Trad filho nunca mais se Deus quizer , e Deus quer .....
 
zenóbio veiga da silva em 22/04/2013 19:31:11
Só gostaria de ouvir do ex-prefeito Nelsinho o porque de ele ter feito tudo para complicar a vida do próximo gestor. Exemplo: deu aumento para servidores da área da educação que vinha sendo pleiteado há anos e não saía do papel. Então, no último mês do seu governo resolve dar o aumento e deixar a conta pro Bernal pagar. Isso é, no mínimo, demagogia. Não que o pessoal não merecesse o aumento, mas por que ele não deu antes?
 
sergio ricardo em 22/04/2013 19:26:08
Quem precisa da saúde, sabe em que condições ela sempre esteve e para quem ela dá lucro.
 
Valter Oliveira em 22/04/2013 19:15:00
"Chegamos lá e encontramos bastante problemática em termos de infraestrutura de veículos". O que será que a Katia quiz dizer com isto? Ela pode consultar o Dadá Maravilha que para qualquer problemática ele tem uma solucionática.
 
Fatima Costa em 22/04/2013 19:10:00
O que eu acho de tudo isso é que o povo não deve ficar a merce de briga de cachorro grande, acho que Alcides Bernal foi eleito para gerir essa cidade e não ficar desenterrando defunto antigo, prefeito mostre o que sabe fazer, o povo quer saber de ação e não de blá blá , se é que tem tanto defeito conserte-os mostre suas qualidades como gestor e não fique só apontando os defeitos da gestão passada, por exemplo os alunos da rede pública estão esperando os kit escolar que até hoje não foram entregues que na minha opnião é mais importante que tapar buraco, mais eu já sei o que acontece um povo sem instrução é eleitor cativo.Faça a sua parte e esqueça a gestão passada se é tão bom mostre isso e suas ações
mostrarão quem você é. BOa sorte!!!
 
Daniela Bogarim em 22/04/2013 18:56:03
Parabéns Nelsinho, essas suas últimas palavras diz tudo ao nosso novo e atual prefeito.
 
Cleide Sales em 22/04/2013 18:25:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions