ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Athayde defende participação popular e serviço de qualidade na Capital

Wendell Reis | 31/10/2011 11:17
Athayde Nery é pré-candidato a prefeito de Campo Grande em 2012(Foto: Marcelo Vitor)
Athayde Nery é pré-candidato a prefeito de Campo Grande em 2012(Foto: Marcelo Vitor)

O Campo Grande News inicia nesta segunda-feira (31) uma entrevista com os pré-candidatos a prefeitura de Campo Grande em 2012. Embora ainda falte um ano para o dia da votação, os candidatos já começam a visitar bairros da Capital em novembro e acertar os últimos detalhes da candidatura.

Muitos podem pensar que ainda é cedo para apresentar propostas. Entretanto, é válido lembrar que muitas candidaturas e alianças ainda dependem de pesquisas, que pode fazer com que um candidato seja aprovado ou rejeitado pela população, mesmo antes de chegar às urnas.

O vereador Athayde Nery foi o escolhido como pré-candidato a prefeitura da Capital pelo PPS (Partido Popular Socialista). Ele avalia que esta unidade existente no partido, com consenso municipal e estadual, é muito importante, evitando que a campanha já comece com crise.

Embora seja da base de sustentação do atual prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), o partido entende que não se pode abdicar da importância do debate, decisivo para a democracia, evitando que se repita o que ocorreu na eleição passada, para governador, quando a campanha se concentrou em ataques pessoais e não em projeto.

O pré-candidato acredita que o País vive uma crise de representação e nesta eleição terá a oportunidade de participar. “Só tem uma saída. Não basta apenas votar. Tem que saber a história do candidato e qual o seu interesse. Isso vai passar a fazer parte”.

O partido entende que o desenvolvimento não se restringe a crescimento econômico, mas a ampliação da democracia, gestão compartilhada, ao cidadão gestor e a descentralização do poder: “Isso significa chamar a sociedade civil organizada e fazer com que estes entes se organizem e influenciem os rumos da cidade, para não ficar nas mãos de apenas um grupo ou partido”.

O PPS também pretende mostrar que é preciso ter igualdade no serviço público, principalmente na educação e saúde, que deve ser igual ou superior ao oferecido pelo privado. Além de lutar pela ampliação da democracia e igualdade nos serviços públicos e privados, o partido quer buscar a sustentabilidade. “Não se constrói uma cidade sem respeito a natureza, que não reclama, mas se vinga de maneira contundente. O crescimento deve ser para o ser humano e não para carros”.

Athayde também defende a cobrança de impostos justos, de um jeito que a população saiba o porquê do pagamento. Ele cita como exemplo o IPTU, avaliando que o mesmo não pode ser calculado com base em especulação, fazendo com que o cidadão pague tarifas mais altas, sem que seu salário seja reajustado. O programa do partido também inclui atenção especial a mobilidade urbana, o que avalia como uma das causas para o Município ter perdido a oportunidade de ser sede da Copa em 2014.

“Fazer um olhar sem ser o dono da verdade. Mas, sem deixar de ver os gargalhos serem resolvidos em um amplo debate... A inclusão institucional exige que as pessoas não apenas obedeçam. Quanto mais gente, teremos mais alternativas para dizer não a barbárie e sim a mais pacificadora solução humana”.

Nos siga no Google Notícias