ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Audiência Pública debate segurança na fronteira na próxima segunda-feira

Comissão de Segurança da AL promove debate que terá a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki

Carlos Martins | 25/04/2013 12:16
Cabo Almi coordena Audiência Pública sobre segurança na fronteira na próxima semana na AL (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Cabo Almi coordena Audiência Pública sobre segurança na fronteira na próxima semana na AL (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

A Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, participa na próxima segunda-feira (29), ao lado de várias autoridades, de uma Audiência Pública para debater a segurança na fronteira e também para falar sobre os investimentos do governo Federal para coibir a entrada de drogas e armas no Brasil via Mato Grosso do Sul. A audiência está sendo organizada pela Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa (AL) e começa a partir das 8h no plenário Júlio Maia da AL. A secretária estará representando no evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O encontro coincide com a vinda da presidente Dilma Rousseff a Campo Grande para a entrega de ônibus escolares. Segundo o presidente da Comissão, deputado Cabo Almi (PT), a audiência estava marcada há 60 dias e as autoridades já estavam convidadas, por isso, não será possível o cancelamento. “Na parte da manhã vamos tentar reduzir as falas para apressar a programação e dar tempo de participar da agenda da presidente prevista para começar por volta das 11h”, explicou.

O tema central da Audiência Pública é a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. À tarde a programação prevê, ainda, a realização da 3ª Reunião do Fórum Legislativo de Segurança Pública para a Região Centro-Oeste, da qual participarão 14 deputados vindos de outros Estados.

Serão apresentados vários painéis os quais mostrarão projetos integrados do governo Federal e o Estadual de combate ao tráfico de entorpecentes, tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando, pirataria e descaminho, evasão de divisas, exportação ilegal de veículos, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca do Brasil e tráfico de pessoas, crimes ambientais e desmatamento ilegal.

Resgate da cidadania - “A secretária Nacional de Segurança, Regina Mike, tem atuado bastante para a liberação de recursos e fará uma apresentação sobre as atividades da secretaria no resgate da cidadania do ponto de vista social. Esta audiência é para explicar para sociedade qual é o montante dos recursos liberados e de que forma estes investimentos estão sendo aplicados”, explicou o presidente da Comissão de Segurança da AL, deputado Cabo Almi.

O deputado ressalta que o governo Dilma Rousseff vem trabalhando para fortalecer a segurança na faixa de fronteira com o Exército, as polícias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, em conjunto com o governo do Estado por meio das polícias Civil e Militar. “Fechando a fronteira com certeza se evitará que entre grande volume de armas e entorpecentes que vão parar nos grandes centros”, disse Cabo Almi.

Também participarão da audiência pública o general de Exército João Francisco Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste (CMO); Edgar Paulo Marcon, superintendente regional da Polícia Federal; Wantuir Jacini, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul; Ciro Vieira Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal; senadores e deputados federais, além de representantes das Comissões de Segurança Pública das Assembleias Legislativas de outros Estados.

Nos siga no Google Notícias