A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

25/04/2013 12:16

Audiência Pública debate segurança na fronteira na próxima segunda-feira

Comissão de Segurança da AL promove debate que terá a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki

Carlos Martins
Cabo Almi coordena Audiência Pública sobre segurança na fronteira na próxima semana na AL (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)Cabo Almi coordena Audiência Pública sobre segurança na fronteira na próxima semana na AL (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

A Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, participa na próxima segunda-feira (29), ao lado de várias autoridades, de uma Audiência Pública para debater a segurança na fronteira e também para falar sobre os investimentos do governo Federal para coibir a entrada de drogas e armas no Brasil via Mato Grosso do Sul. A audiência está sendo organizada pela Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa (AL) e começa a partir das 8h no plenário Júlio Maia da AL. A secretária estará representando no evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O encontro coincide com a vinda da presidente Dilma Rousseff a Campo Grande para a entrega de ônibus escolares. Segundo o presidente da Comissão, deputado Cabo Almi (PT), a audiência estava marcada há 60 dias e as autoridades já estavam convidadas, por isso, não será possível o cancelamento. “Na parte da manhã vamos tentar reduzir as falas para apressar a programação e dar tempo de participar da agenda da presidente prevista para começar por volta das 11h”, explicou.

O tema central da Audiência Pública é a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. À tarde a programação prevê, ainda, a realização da 3ª Reunião do Fórum Legislativo de Segurança Pública para a Região Centro-Oeste, da qual participarão 14 deputados vindos de outros Estados.

Serão apresentados vários painéis os quais mostrarão projetos integrados do governo Federal e o Estadual de combate ao tráfico de entorpecentes, tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando, pirataria e descaminho, evasão de divisas, exportação ilegal de veículos, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca do Brasil e tráfico de pessoas, crimes ambientais e desmatamento ilegal.

Resgate da cidadania - “A secretária Nacional de Segurança, Regina Mike, tem atuado bastante para a liberação de recursos e fará uma apresentação sobre as atividades da secretaria no resgate da cidadania do ponto de vista social. Esta audiência é para explicar para sociedade qual é o montante dos recursos liberados e de que forma estes investimentos estão sendo aplicados”, explicou o presidente da Comissão de Segurança da AL, deputado Cabo Almi.

O deputado ressalta que o governo Dilma Rousseff vem trabalhando para fortalecer a segurança na faixa de fronteira com o Exército, as polícias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, em conjunto com o governo do Estado por meio das polícias Civil e Militar. “Fechando a fronteira com certeza se evitará que entre grande volume de armas e entorpecentes que vão parar nos grandes centros”, disse Cabo Almi.

Também participarão da audiência pública o general de Exército João Francisco Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste (CMO); Edgar Paulo Marcon, superintendente regional da Polícia Federal; Wantuir Jacini, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul; Ciro Vieira Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal; senadores e deputados federais, além de representantes das Comissões de Segurança Pública das Assembleias Legislativas de outros Estados.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions