ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Audiência vai discutir financiamento de saúde e situação do Samu

Evento vai ocorrer no plenário da Casa de Leis, com a participação do poder público e MPE

Leonardo Rocha | 10/08/2018 12:36

A Assembleia vai realizar na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h30, uma audiência para discutir o financiamento de saúde em Mato Grosso do Sul, assim como a situação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), principalmente em Campo Grande. O evento terá a participação do poder público, assim como o MPE (Ministério Público Estadual).

O evento proposto pelo deputado Paulo Siufi (MDB) será uma continuidade da audiência que ocorreu em julho, quando durante o debate foi citada a situação das ambulâncias da Capital, assim como a necessidade de aumentar o repasse federal do SUS (Sistema Único de Saúde) para custeio nas unidades de saúde.

No final do mês passado foi feita uma reunião na sede do Ministério Público, quando o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, prometeu dez novas ambulâncias para Campo Grande, com recursos advindos do Ministério da Saúde. Ele ponderou que apenas iria avaliar se estas aquisições poderiam ser feitas agora, devido a lei eleitoral.

Marun inclusive descreveu que seriam adquiridos cinco veículos “alfas” que possuem aparelhos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), dois no modelo para atendimento na zona rural e mais cinco estilo furgão, para fazer o transporte dos pacientes, que teriam um custo em média de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) inclusive revelou que a ambulância mais nova no município tinha sido comprada em 2009 e que era necessário trocar a frota. Ele adiantou que tinha à disposição nove ambulâncias básicas e 3 alfas, com UTI à disposição.

Nos siga no Google Notícias