ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Bancada federal apresentou 48 projetos, mas só um aprovado

Leonardo Rocha | 14/09/2015 13:44
Bancada apresentou 48 projetos de janeiro a setembro de 2015 (Foto: Divulgação)
Bancada apresentou 48 projetos de janeiro a setembro de 2015 (Foto: Divulgação)

A bancada federal de Mato Grosso do Sul, que dispõe de oito deputados federais e três senadores,
apresentou de fevereiro a setembro de 2015, 48 projetos no Congresso Nacional, tendo apenas um aprovado, o do senador Delcídio do Amaral, que autoriza a União a contratar operação de crédito, para compra de aeronaves militares da FAB (Força Aérea Brasileira).

Na Câmara dos Deputados, os representantes do Estado apresentaram 30 projetos, sendo que a maioria ainda aguarda tramitação nas comissões, posição da relatora e emendas dos colegas de legislativo, assim como alguns que esperam pauta e parecer do presidente da Câmara.

Dos estreantes, o deputado Elizeu Dionízio (SD) apresentou cinco projetos de lei e uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), que inclusive modifica artigo da Constituição Federal, sobre as autoridades que podem ser convocadas para prestar informações na Câmara e Senado Federal.

Já Carlos Marun (PMDB) teve quatro projetos, entre eles o que altera a lei que proíbe a comercialização de unidade habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, tornando as regras mais rígidas para estes casos irregulares. Tereza Cristina (PSB) com três projetos, acrescentou a prioridade de alunos de instituições públicas nos estágio em obras públicas.

Zeca do PT apresentou um (projeto) e Vander Loubet (PT) dois, entre eles o que torna obrigatória a manutenção de exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas. Já Geraldo Resende (PMDB) teve seis matérias, uma delas obriga a advertência aos motoristas quanto a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Dagoberto Nogueira (PDT) teve seis projetos, como a criação de áreas livres de comércio nos municípios de fronteira, Corumbá e Ponta Porã, assim como a instalação do BCO ( Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste). Luiz Henrique Mandetta (DEM) teve duas matérias.

Senado – Entre os senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB) apresentou cinco (projetos), um sobre o abatimento do saldo da dívida dos estados junto a União, assim como a redução do limite de comprometimento de receita dos estados com este débito e a suspensão temporária de demarcação de terras indígenas, se os locais forem invadidos.

Waldemir Moka (PMDB) apresentou cinco, entre eles o que exige que os veículos possuam mecanismos, que funcionem apenas se todos ocupantes estiverem com cinto de segurança. Assim como tornar obrigação o preso ressarcir o Estado em relação as despesas com sua manutenção.

Delcídio do Amaral, que ocupa o cargo de líder do Governo, no Senado, apresentou sete projetos, sendo um aprovado e promulgado. Este trata da autorização da União em contratar operação de crédito externo, junto a agência de crédito à exportação sueca AB SEK, para o projeto F-X2, que se trata do programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves supersônicas da FAB (Força Aérea Brasileira).

Nos siga no Google Notícias