ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bancada federal de MS já defende renúncia de Temer e eleições diretas

Deputados alegam que esta seria a melhor saída

Leonardo Rocha | 18/05/2017 09:16
Luiz Henrique Mandetta diz que renúncia de Temer precisa ser imediata (Foto: Agência Câmara)
Luiz Henrique Mandetta diz que renúncia de Temer precisa ser imediata (Foto: Agência Câmara)

Os deputados da bancada federal de Mato Grosso do Sul já defendem publicamente a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) e até mudança na Constituição Federal, para que sejam feitas eleições diretas a todo Congresso. Eles alegam que o atual governo já tem não condições de seguir em frente.

"O primeiro ato esperado para o (Michel) Temer é a renúncia, pois seria a forma menos traumática para o País, que não vai aguentar um novo processo de impeachment, com duração superior a quatro meses, seria algo sensato a se fazer", disse o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM), que faz parte da base aliada do Governo.

O democrata alega que a vontade geral é que haja eleições diretas, mas que para isto precisa ser feito uma mudança na Constituição Federal. "Tem que propor uma emenda e para isto precisa ser rápido, pois com todas estas denúncias, o Brasil parou".

Geraldo Resende diz que presidente já não tem condições de governar (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Geraldo Resende diz que presidente já não tem condições de governar (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Para o deputado Geraldo Resende (PSDB), que também faz parte da base, a situação é muito grave, e que o único desfecho é a renúncia. "Não há mais condições do presidente governar, se precisar mudar a Constituição, então a intenção é fazer eleições diretas para todo o Congresso, mesmo que o previsto no momento é a indireta".

Dagoberto Nogueira (PDT), que faz parte da oposição, ressaltou que a renúncia de Temer, seria um "ato de grandeza", após segundo ele, ter gerado "prejuízos enormes" ao País. "Não foi apenas estes casos de corrupção, também teve ações que prejudicaram o Brasil, como privatização do pré-sal e dos sete aeroportos que davam lucro, além das reformas".

O pedetista alega que as "eleições diretas" seria a melhor opção, mas que se for feita a indireta, que seja escolhido alguém com credibilidade para "tocar o País", até o final de 2018. Para Zeca do PT é necessário esperar a apresentação das provas e depois com comprovação e processo, pedir o afastamento de Temer. "Desta forma, o País aceitaria apenas as eleições diretas".

O deputado Vander Loubet (PT) também já se pronunciou a favor da renúncia do atual presidente e pelas eleições diretas, seguindo a posição que o PT deve adotar daqui para frente.

Cautela - Já Carlos Marun (PMDB) lamenta que o episódio atrapalhe o crescimento do Brasil, que estava superando a crise passada. "É uma pena, estou muito triste com tudo isso". Ele disse que é preciso primeiro, antes de qualquer avaliação, ter acesso ao áudio em que o presidente foi gravado.

"Temos que ver porque ele não fala em corrupção, fala em anuência a um processo no qual ele ajudaria. Estava ajudando o ex-deputado Eduardo Cunha e sua família". Marun ainda desclassificou a delação premiada de Joesley Batista, presidente da JBS.

Delação - O presidente Michel Temer (PMDB) foi flagrado em uma gravação feita pelos irmãos Joesley e Wesley Batista autorizando o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) a intermediar a resolução de um assunto relativo a holding J&F. O parlamentar foi filmado pela PF (Polícia Federal) recebendo propina de R$ 500 mil.

Na deleção premiada dos irmãos Batista, eles ainda contam que disseram para Temer que estavam pagando uma mesada para ex-deputado federal, cassado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao operador Lúcio Funaro para permanecerem calados na prisão. A situação foi incentivada por Temer, que afirmou o pagamento deveria ser mantido.

Nos siga no Google Notícias