ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bancada quer mutirão para regularizar projetos de 2010 que somam R$ 110 milhões

Fabiano Arruda | 29/08/2011 12:18
Parlamentares se reuniram com superintendente da Caixa nesta segunda-feira de manhã em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Parlamentares se reuniram com superintendente da Caixa nesta segunda-feira de manhã em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

Após reunião na manhã desta segunda-feira na superintendência da Caixa Econômica Federal em Campo Grande, integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul afirmaram que vão priorizar até o final do ano a regularização de projetos de emendas referentes ao ano passado.

Segundo informações do coordenador da bancada, Geraldo Resende (PMDB), são 183 projetos com apenas 13 com obras iniciadas e 110 têm cláusulas suspensivas.

As cláusulas, conforme o peemedebista, representam a falta de conclusão dos projetos das obras pelas prefeituras como, por exemplo, ausência de documentação e licença ambiental.

Resende argumenta que o alto número de cláusulas suspensivas ocorre por conta do mutirão que os parlamentares e prefeitos fizeram neste ano para regularizar os restos a pagar dos anos de 2007, 2008 e 2009.

“Agora precisamos priorizar até o final do ano os projetos de 2010”, disse o coordenador da bancada, que considerou positivo o saldo da reunião nesta manhã. A satisfação dos parlamentares se deve a regularização dos restos a pagar dos últimos 3 anos.

Também presente na reunião, o senador Waldemir Moka (PMDB) comentou que foram 257 contratos no período, sendo que 218 tiveram obras iniciadas, e apenas dois deles correm o risco de serem cancelados, no entanto, ainda há prazo até o fim de setembro para a regularização.

Outro presente no encontro foi o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug, que pediu a participação dos prefeitos para que analisem seus contratos das emendas de 2010 e comuniquem as pendências para agilizar as regularizações.

Segundo o superintendente da Caixa no Estado, Paulo Antunes, do total de recursos referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009, faltam R$ 17 milhões a serem liberados nos próximos dias. O valor, conforme ele, refere-se a obras iniciadas, porém, que ainda faltam o montante a ser pago.

Antunes minimizou o alto número de cláusulas suspensivas dos contratos do ano passado, que totalizaram 117 emendas, por conta da complexidade da elaboração dos projetos exigida pela Caixa.

“Ainda não sabemos a partir de quando no ano que vem que as emendas de 2010 serão transformadas em restos a pagar. Mas, mesmo com o alto número de cláusulas suspensivas dos projetos do ano passado, as prefeituras do Estado têm melhorado muito na elaboração dos projetos. A reunião de hoje foi para não deixar para última hora a regularização, como ocorreu em todo País nos anos anteriores”, explicou.

Nos siga no Google Notícias