ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Barbosa confirma que administrará execução das penas do mensalão

Débora Zampier, da Agência Brasil | 20/12/2012 22:20

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, confirmou nesta sexta (20) que se encarregará da fase de execução das penas aplicadas aos réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Com isso, ele ficará responsável por definir o local de cumprimento da prisão e o momento de progressão de regimes, por exemplo.

Perguntado durante entrevista coletiva nesta tarde se assumiria a função, Barbosa respondeu: “Sim, qual é o problema? Executar é muito menos difícil que levar adiante essa ação penal”. Em tese, os ministros podem delegar a função a juízes locais, como ocorreu na fase de interrogatório das testemunhas da Ação Penal 470.

Antes do posicionamento de Barbosa, a questão da execução dividiu integrantes do Supremo. Para o revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, a execução deve ser acompanhada por juízes locais porque eles têm mais proximidade com a realidade dos presídios, tornando o cumprimento da pena mais benéfico para o réu.

Já o decano da Corte, ministro Celso de Mello, alegou que as condenações em ações penais julgadas pelo STF só podem ser acompanhadas pelo presidente da Corte, conforme a legislação vigente. Ele ressalvou que a regra não se aplica quando a Suprema Corte julga apenas recursos, e não a ação penal completa, como ocorreu no caso do mensalão.

Nos siga no Google Notícias