ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Base tem votos suficientes para barrar denúncia contra Temer, diz Marun

Daiene Cardoso (Estadão Conteúdo) | 12/06/2017 20:14

O vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Carlos Marun, disse acreditar que a base governista tem hoje entre 300 e 350 votos para barrar uma possível denúncia contra o presidente Michel Temer. O peemedebista, que é um dos mais ferrenhos defensores de Temer na Casa, disse que, se o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar denúncia contra o presidente da República, a Câmara terá condições de "liquidar o assunto" em 10 dias.

O deputado disse não ter "a mínima dúvida" de que a Casa vai barrar a ação. "Ela vindo, obviamente que nós vamos tentar liquidar essa questão com a maior brevidade possível", declarou.

Marun lamentou os sinais de Janot de que já decidiu denunciar Temer, mesmo com a falta de conclusão da perícia nas gravações do empresário Joesley Batista, e que isso demonstraria falta de parcialidade do PGR. "Essa denúncia terá como prova basilar o tal áudio não periciado, será o fruto podre de uma árvore podre. E a denúncia terá o tratamento devido, que é a imediata recusa", completou.

O parlamentar disse não ter dúvidas de que, após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que absolveu a chapa Dilma-Temer, a sensação é de página virada, assim como a denúncia de suposta investigação clandestina da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. "O governo sai mais forte, com mais musculatura para vencer o grande desafio que é aprovar as reformas", concluiu.

Ainda sobre a denúncia envolvendo a Abin, Marun disse que a agência tem atribuições que lhe conferem o direito de eventualmente avaliar situações que comprometam o ambiente constitucional. Por isso, destacou o parlamentar, não caberia uma CPI, como quer a oposição. "Não estão havendo investigações e, se estivesse acontecendo, eu não vejo aí nenhum absurdo", ressaltou.

O parlamentar voltou a cobrar esclarecimentos de Fachin sobre sua relação com o executivo Ricardo Saud, da J&F, independentemente do requerimento em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Ninguém pode se julgar isento de ter de prestar esclarecimentos à nação", disse. Marun lembrou que a futura CPMI da JBS vai investigar também os "caminhos" da delação premiada dos executivos da empresa.

Tucanos - Marun disse que o PSDB é um dos responsáveis pela existência do governo Temer por ter liderado o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e que, por isso, conta com a permanência dos tucanos no governo.

"Adiar a decisão de sair do governo é manter a decisão de permanecer. É desta forma que vamos ver", afirmou. O peemedebista disse que PMDB e PSDB "chegaram juntos ao poder" e devem assim permanecer.

O vice-líder do PMDB comemorou a inexistência de protestos contra a decisão do TSE. "A população não está caindo neste golpe. A conspiração asquerosa fracassou", afirmou.

Nos siga no Google Notícias