A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Agosto de 2017

29/10/2013 18:48

Bernal acata as quatro propostas e PT desiste do rompimento político

Zemil Rocha e Zana Zaidan
Gildo Oliveira e Marcus Garcia explicam resultado da reunião com Bernal (Foto: arquivo)Gildo Oliveira e Marcus Garcia explicam resultado da reunião com Bernal (Foto: arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) acatou as quatro propostas feitas pelo PT, especialmente a imediata nomeação de um secretário de Governo para comandar a articulação política da administração municipal, e com isso os petistas desistiram do rompimento, ensaiado desde o dia 21 de outubro, quando entregaram uma carta ao chefe do Executivo em tom de ultimato. Bernal evitou a imprensa.

“A materialização dos quatro pontos sugeridos pelo PT acontecerá nos próximos dias”, anunciou o presidente regional do PT, Marcus Garcia, no final da reunião com o prefeito, que também teve a participação do presidente do Diretório do PT de Campo Grande, Gildo Oliveira, e dos vereadores Ayrton Araújo (PT) e Derly dos Reis, o Cazuza, que é presidente do Diretório do PP da Capital, que saiu na metade do encontro sem falar com a imprensa.

Após cerca de uma hora e meia de reunião, os petistas saíram satisfeitos da sala de Bernal, embora sem nome definido para a Secretaria de Governo nem cronograma para efetivação das mudanças. “O PT continua na base”, declarou Gildo Oliveira.

Segundo Marcus Garcia, a primeira providência de Bernal será “conversação com os partidos” para reconquistar e ampliar apoio e, ao mesmo tempo, fazer consultas para escolha do novo secretário de Governo, que tem hoje como titular Gustavo Freire, cumulativamente com a Secretaria de Receita. “A partir desse diálogo com os partidos é que o prefeito vai discutir nomes. E ele disse que vai começar a fazer isso hoje mesmo”, informou o petista.

Garcia não especificou quais partidos serão procurados por Bernal, dando apenas uma dica. “É natural que sejam procurados partidos que estiveram com Bernal no primeiro turno e depois os que o apoiaram no segundo turno”, apontou. “A partir dessas conversas decidirá sobre nome do secretário de Governo”, acrescentou.

O PT não colocou prazo específico para que as mudanças políticas sejam promovidas pelo prefeito. “Não tem data para nomeação. Na política não tem esse negócio de imposição de tempo”, argumentou o presidente regional do PT.
Segundo ele, o que há é o compromisso de Bernal de buscar de imediato a formação de conselho político e nomear o secretário de Governo. “Mas também aceitou de bom grado os outros pontos”, revelou Garcia, referindo-se às propostas de busca de apoio de outros partidos políticos e retomada das negociações com a Câmara de Campo Grande, onde já está instaurada uma Comissão Processante com poder de sugerir a cassação do prefeito.

Os petistas demonstraram que estão realmente empenhados em “salvar” o mandato de Bernal, não fazendo exigências de cargos. “Não queremos cargos”, assegurou Marcus Garcia. Indagado, porém, se o PT poderá indicar o secretário de Governo, ele informou que nessa situação haveria sim sugestão de algum nome.

Sobre uma eventual reforma política, para que Bernal agregue mais partidos, Garcia informou que o PT não se colocará como obstáculo. “Se o prefeito pedir que coloquem seus cargos à disposição, o PT está junto nessa tese”, admitiu.
Ainda durante a reunião, segundo Garcia, chamou atenção a disposição de Bernal em promover as mudanças. “Marcou bastante durante a reunião a frase do prefeito de que: ‘Agora é o momento’”, contou o dirigente petista. “Assim ele começa a acertar efetivamente na política”, comemorou.

Além disso, o prefeito da Capital teria prometido muito trabalho. “O prefeito disse que vamos ter muitas obras por aí”, disse Marcus Garcia. E para essas obras teria pedido que o PT requisitasse apoio da bancada federal. “Embora esse apoio dos nossos deputados nunca tenha faltado, vamos repassar a solicitação”, disse.

Indagado especificamente sobre o nome do ex-vereador Athayde Nery, presidente regional do PPS, para a vaga de secretário de Governo, Marcus Garcia esquivou-se, informando que isso é assunto do outro partido. Considera, porém, que Bernal deverá preferir alguém por quem tenha afinidade. “É natural que o Bernal escolha uma pessoa de partido que ele tenha mais empatia”, sustentou.

Começa reunião de Alcides Bernal com o PT; clima é de conciliação
Começou há pouco a reunião do prefeito Alcides Bernal (PP) com lideranças do PT para discutir os quatro pontos sugeridos pelo partido para manter apo...
Para petistas, saída de PT da base "configura" cassação de Bernal
A saída do PT da base aliada do prefeito Alcides Bernal (PP), que pode ser definida nesta terça-feira (29), resultaria na “configuração” da cassação ...



Que vergoooonha....a incapacidade faz a pessoa se submeter aos mais baixos para conseguir se arrastar........triste.....como o fim de policarpo quaresma.
 
Juraci Pavão em 30/10/2013 16:14:59
O que se observa é existe uma guerra de partidos, e infelizmente o prefeito não tem pulso forte para enfrentar isso tudo e está sendo manipulado pelo PT. E dá para perceber quem vai ficar no comando! Pode-se ver claramente que o prefeito não tem capacidade de administrar nossa cidade, virou um pé de guerra onde a parte mais prejudicada é a população, cadê a ordem??? Brincadeira! Onde estão nossos fiscais e representantes (os vereadores) que não tomam nenhuma atitude em favor daqueles que os elegeram??? Afinal todos são funcionários do povo, um povo que não tem poder! Resta aqui uma pergunta - Quem manda mais o PT ou o PMDB? ------- !!!Porque o PP é manipulável!!! Guerra sem fim, até parece Irã e Iraque. Política brasileira...
 
Lina Rodrigues em 30/10/2013 13:10:53
Tem pseudopolítico que da importância a bagunca, pois e so acrescentar o X, pra o prato ficar regado ai ele entra com fome de hiena.
 
Custodio J. Neto em 30/10/2013 09:55:47
A Sabedoria do P.T se faz necessario no campo da politica tendenciosa e esculachada, ainda mais com adversários mamando a 16 anos na P.M.C.G. E 08 anos no Parque dos Podres Poderes.
 
Custodio J. Neto em 30/10/2013 09:50:39
Parabéns povinho de Campo Grande, e os traidores do PSDB, com 23% elegeram esse prefeitinho e estão fora da pasta, TOMAAAAAAAAA
 
Antonio Harper em 30/10/2013 09:40:49
O campo-grandense nunca acreditou no PT, com algumas exceções, e não elegeu alguém de suas fileiras para governar a nossa capital (Teruel, Ben Hur, Zeca e Vander) . Na última o Vander levou uma piaba, mesmo assim eles resolveram entrar no município s/o/r/r/a/t/e/i/r/a/m/e/n/t/e pelas portas dos fundos (famosos acordos políticos), e hoje querem que o alcaide venda a alma a eles, como se fossem o último biscoitinho recheado do pacotinho. Sabe aquela história de dor de cotovelos. Lembram-se do Estado, governo fiasquento, mas mesmo assim eles aproveitam a ocasião, pois se o Peralta der com os burros n’água o PT naufraga junto, mas se sobrar uma pontinha do mastro pra fora, eles continuaram agarradinhos, tentando.
 
Carlos Marques em 30/10/2013 09:01:53
Eu gostaria de saber se alguém tinha alguma dúvida de que o prefeitinho iria fazer o acordo, pois são todos iguais, agora se o mesmo for cassado não pelos vereadores, não se esqueçam que tem coisa maior por ai, como vão ficar os.........que estão ai atrás de cargo....veremos....
 
marco silva em 30/10/2013 08:43:13
Pronto.... agora ficou tudo certo o PT vai ser a tabua da salvação do mandato do Bernal, era o que faltava.
O PT ficou esperando o Bernal se ferrar pra dai encurrala-lo na parede como sendo o salvador da patria, na verdade o que eles chamam de "espaço" nada mais é do que cargos, acessos, maracutaias e tudo mais, assim como foi feito na prefeitura de Dourados com o Ari Artuzzi, vcs se lembram, na hora que o Artuzzi começou a cair o pt sumiu da administração, por que será???? Perguntem pro petistas salvadores da patria eles devem saber kkkkkk, resumindo se estava ruim com a arrogancia e ineficiência do Bernal, muito pior vai ser com a "entrada"do pt... isso é se o Bernal não for cassado.......
 
juares amaral em 30/10/2013 08:40:44
Um vitorioso derrotado. Bernal.
 
Igor Batista em 30/10/2013 07:57:08
-Fico imaginando como é o sono destes políticos. Foram eleitos para governar pelo povo e esquecendo-se dos compromissos, fazem dos cargos verdadeiros "puleiros". Será que não temem a justiça "maior"?
 
luis tibo em 30/10/2013 07:25:09
SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO, DAI DÁ PRA VER O QUE ACONTECEU NA GESTÃO DO ZECA, E ESTAMOS A VER COMO SERÁ CAMPO GRANDE, DAQUI UNS DIAS.....
 
ely monteiro em 30/10/2013 06:22:38
AHEUHAEUHAEUHAEUHAEUHAEU
Eu sabia que ele não iria aguentar a pressão da voracidade petista.
 
Afonso Netho em 29/10/2013 21:43:43
Duvido que cumprirá. Daqui a um mes conversaremos. Ele conseguiu enrolar o PT mais um pouquinho. Não tem perfil, não quer e não vai mudar o jeito de administrar.
acorda CG....
 
joão modesto em 29/10/2013 21:04:18
Ata, tiraram o PMDB para colocar o PT, kkkkkkkkkkkkkkkk, que mudança.
 
Livio Alberto em 29/10/2013 20:17:32
SE FICAREM COMPROVADAS IRREGULARIDADES NO MANDATO DO PREFEITO ALCIDES BERNAL,DAREMOS A RESPOSTA NAS URNAS AO CANDIDATO DO PT AO GOVERNO DO ESTADO!!!
ABRE O OLHO " D "
 
Tiago Plac em 29/10/2013 19:11:55
Juntou a fome com a vontade de comer. E o PT com 4% dos votos p prefeito na eleicao passada, agora com a faca e o queijo na mao. E uma boa grana p campanha do delcidio...
Resta ver se essa dupla bernal-delcidio nao vai afundar junta.
 
francisco guimaraes em 29/10/2013 19:01:06
Isso ai Bernal ta apoiado, não conseguiu fazer nada sozinho te falto competência, agora abre as pernas pra todo mundo e vai virar marionete
 
rodrigo godoy em 29/10/2013 18:51:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions