A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

21/02/2013 17:01

Bernal extingue unidade que trouxe R$ 200 milhões para Campo Grande

Josemil Rocha
Nelsinho diz que Prefeitura ficou acéfala. (Foto: João Garrigó)Nelsinho diz que Prefeitura ficou "acéfala". (Foto: João Garrigó)

O ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) criticou duramente esta tarde a intenção do atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), de extinguir a Unidade Especial de Projetos (UEP), responsável pela viabilização de importantes obras em Campo Grande, como a urbanização do Sóter, a do Imbirussu-Serradinho, a obra da Orla Morena e o asfaltamento de vários bairros da cidade, totalizando cerca de R$ 200 milhões.

“A noticia que a gente tem é que a Unidade de Projetos Especiais, que funcionava na sede da vice-prefeitura, na Rua Manoel Seco Tomé, vai ser extinta e suas funções incorporadas pela Semplanfic, Planurb ou Secretaria de Obras”, afirmou Nelsinho.

A extinção da Unidade Especial de Projetos, segundo o ex-prefeito, acaba prejudicando a conclusão de importantes obras que estavam em andamento, como a reurbanização da Júlio de Castilhos, que estaria sendo executada graças a recursos contatados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foi graças a recursos do BID que foi tocada a obra da Orla Morena II. “São obras que estão paralisadas e abandonadas”, reclamou ele, citando que, via BID, o Imbirussu-Serradinho custou R$ 60 milhões, e a Orla Morena mais R$ 50 milhões.

A Unidade Especial de Projetos era chefiada por Eliane Detoni e possuía em torno de 25 funcionários. “Eram todas pessoas qualificadas, de renome, que chegaram a ser convidadas para fazer palestras no exterior. Eu mesmo cheguei a ir para Miame e Washington, a convite do BID, para explicar para outros prefeitos como a gente fazia para contratar os empréstimos internacionais”, explicou Nelsinho Trad.

Organizada na época que André Puccinelli começou a governar Campo Grande, há 20 anos, a Unidade Especial de Projetos atuava pela administração municipal na captação de recursos nacionais e internacionais e fazia com que essas obras fossem implementadas de acordo com os exigentes cronogramas e metas dos organismos de fomento, como BID, BNDES e Fonplata. O projeto de urbanização do Sóter, de R$ 40 milhões, por exemplo, é da época da gestão do André, com financiamento pelo Fonplata.

Para Nelsinho, a extinção da Unidade Especial de Projetos deixa a Prefeitura de Campo Grande “acéfala” e sem capacidade de trabalhar projetos diferenciados em condições de alavancar recursos internacionais. “E isso está acontecendo em vários outros setores da administração. O que se observa é atrofia total de vários segmentos, com mera desculpa, esfarrapada, de que é preciso fazer adequação, reparos. O que na verdade existe é inércia , motivada pela incompetência”, desabafou Nelsinho.

Na opinião do ex-prefeito da Capital a única coisa que se vê na administração de Alcides Bernal é “reclamação” generalizada. “Só sabe falar mal da nossa administração e acusar-nos de ações indevidas”, queixou-se.

A chefia de gabinete do prefeito Alcides Bernal informou que o Planurb se manifestaria sobre as críticas do ex-prefeito, mas até o fechamento desta matéria não retornou à ligação do Campo Grande News.



é pessoal depois de 16 anos de melhorias na cidade, agora chegou a hora de estacionar ou quem sabe engatar a ré e voltar aos tempos das favelas, uma cidade sem grandes avenidas, sem mobilidade, se boa parte do planeta ta em crise por que campo grande ficaria de fora é a vontade do povo.
 
Cristiano c Prado em 24/02/2013 21:55:05
Infelizmente estamos vivendo e vendo a decadência (não é na decadencia do samba, como diz a música), vamos afundar, assim que a água passar do meio da embarcação, iremos para o fundo. Alguem precisa alertar ao senhor prefeito que as mudanças e as reformas devem ser feitas, mas somente onde não estava ou não está funcionando, onde funciona e dá certo não se MEXE, faz-se alguns ajustes. Gostaria muito de ter oportunidade de colaborar para que Cpo. Gde. seja realmente uma cidade gostosa de se viver.
 
MARIA SILVA em 22/02/2013 09:45:23
E o Bernal??.......parou o q/ estava em andamento......não vai iniciar obras de nescecidades q/ prometeu em campanhã....agora nada contra a profissão de radialista q/ por sinal muito digna e q/ tem mta gente competente mas eleger uma pessoa confiando em promessas premeditadas de um radialista q/ nem suas contas pessoais ele cumpre, ai é querer demais e outra coisa, não tenho provas mas sabemos q/ politicos principalmente do executivo fazem desvios...agora vejamos, este q/ se diz prefeito de uma das cidades modelo do Brasil nem bem assumiu e já adquiriu um apto no valor citado acima e tbem comprou uma fazenda, pagando a vista....orá, então ele não faz e desvia né?
 
antonio mendes em 22/02/2013 09:44:56
Os propios colegas radialista duvidavam de sua competencia. ta ai é um incompetente mesmo, e ele ta provando isso. o Lula disse que ele nao saberia administrar uma cidade. o negocio dele é so falar mesmo, ta acostumado na radio, cara a cara nao é nada .... Impeachment nele logo, antes que acabe com a cidade.
 
gabirel silva em 22/02/2013 09:26:54
Isso serve somente pra mostrar o quanto o povo de Campo Grande foi "burro" ao colocar na prefeitura uma pessoa que somente tem a voz bonita e tb fala bonito... isso quer dizer que ele nasceu somente pra ser RADIALISTA e nao PREFEITO. Nao posso afirmar que a gestao do Nelsinho e André foi 100% correta... mas pelo menos em suas administrações PMDBista nós conseguiamos ver as coisas acontecerem, conseguiamos ver a cidade crescendo e prosperando... e na administração do Bernal está TUDO parado.
Não temos que dar parabéns, sendo ironicos ou não, para um prefeito ou outro... e sim para o povo de campo grande. Por atrasar a "vida" de campo grande em pelo menos 4 anos.
Talvez agora vcs reconheçam o VALOR REAL DO VOTO...
 
Carlos Cavalcante em 22/02/2013 09:14:18
Rsrs, com dois meses de administração o pessoal já está dizendo que o Bernal é isso, é aquilo, isso é normal, deixa ele trabalhar para engrenar, ajudem não critiquem!
 
Adriano Gomes em 22/02/2013 08:59:36
“Parabéns Sr. Alcides Bernal, por extinguir uma unidade que ajudou a cidade de Campo Grande e que trouxe verbas para esta cidade, e também por só reclama da outra adm em vez de cuida da sua o senhor ta fazendo um ótimo trabalho!”....em vez de ficar dando ibope pq o senhor não faz o que a outra adm não fez ou deixo de fazer? Afinal só fala nisso, até hoje só vejo reportagens desse tipo, a prefeitura não é uma radio é um lugar de trabalho e o que fez ta mais parecendo birra do partido que governo antes do atual, afinal todos sabemos que existe um anseio de tirar o partido anterior que governo esta cidade do poder. Por tanto menos falação e mais trabalho pq Campo Grande tem muitos problemas pra se resolver como segurança, saúde, asfaltos esburacados e os alagamentos.
 
guilherme henrique em 22/02/2013 08:46:18
Muito triste esta dura realidade.Salários pagos no 5º dia util,gratificações cortadas,horario de trabalho diferente dos outros estados.E vem me falar que as pessoas estão em primeiro lugar !!!Vamos prestar mais atenção começou com os funcionarios e ainda nem chegou no povo.SÓ O QUE VEJO SÃO AS PESSOAS EM ULTIMO LUGAR...
Contas venceram e salario no 5º dia util
Compromissos e corte na gratificação
Exaustão e horario de trabalho impróprio
..........e na próxima lista o povo.
 
Carla mendonça em 22/02/2013 08:46:17
Essa é adminisrção diferenciad pro POVO que o BERNAl ia fazer...E a queriam MUDANÇA o povo que votou nele tai...O POVO vai se FERRAr ele não esta nem ai..Ele era mto bom de garganta pra meter a lenha na adinistração e agora BERNAL fale de você..Incompetencia de 1 grau...È pergoso ele começar processar até os nossos comentarios...iso é acara dele..Ser a vitima
 
Danielle Vieira em 22/02/2013 08:37:40
TÁ CERTO QUE AINDA NÃO FOI FEITO NADA DE CONCRETO NA ADMINISTRAÇÃO BERNAL,MAS O FECHAMENTO DESTA UEP DEMOROU MUITO POIS OS PROJETOS QUE ERAM APROVADOS SÓ ERAM AQUELES QUE SERVIAM AOS INTERESSES PARTICULARES DA SRA ELIANE E GRUPOS DE CUPINCHAS DO GOVERNADOR E PREFEITO ANTIGO! E OUTRA UM ALUGUEL A MENOS....DO QUE ADIANTA 200MILHOES SENDO USADOS COM OBRAS SUPERFATURADAS E MAL FEITAS, É SO VER O RELOGIO DE PLANTAS E SOL QUE COLOCARAM NA DUQUE DE CAXIAS COM A AV LUDIO COELHO......FOI TARDE.....ACABOU A MAMATA.....
 
JEZIEL OLIVEIRA em 22/02/2013 08:34:14
Caros leitores do CN, 2 meses de trabalho não dá pra se cobrar mt coisa não, acredito que prefeito está arrumando a casa, e quando estiver pronto as coisas irão funcionar! Vamos dar um crédito para o homem! Cortarão mt recursos, agora ele tem de enxugar a máquina! Tá certo!
 
Marcelo Maia em 22/02/2013 08:26:47
Cansamos de falar, todos estavam revoltados. Parecia o canto da sereia, depois que o navio bateu no recife e começou a afundar a bela tá se transformando em monstro. O negócio é o seguinte, falta COMPETÊNCIA. Isso se adquire, mas sem humildade não acontece e é o que lhe falta.
 
Carlos Marques em 22/02/2013 08:22:10
É mais uma prova da incompetência deste "bebê chorão" que elegeram Prefeito de nossa Capital!!!!
Ele só sabe chorar e botar a culpa nos outros. Quando faz algo é para pior!!!
Lamentável, porém é a vontade do povo!!!!
 
JOAO BATISTA LOPES FILHO em 22/02/2013 08:20:12
Ae, pessoal, vamos iniciar uma campanha: RENUNCIA BERNAL! VOLTA NELSINHO!!!
 
Eduardo Coimbra em 22/02/2013 08:09:59
E agora gente !E o Bernal kd
 
Karine Costa em 22/02/2013 08:09:15
Sr. Prefeito deixo aqui a minha tristeza de ter o senhor como prefeito de Campo Grande, é impressionante a quantidade de pessoas com o mesmo pensamento que o meu, o senhor em menos de poucos meses de gestão, já fez muitos "estragos" em nossa cidade morena, como esse de extinguir essa unidade na qual favorecia muito nossa cidade, e agora ? o senhor vai tirar do bolso esse dinheiro ? Aposto que nao
 
Marcelo Azambuja em 22/02/2013 07:15:24
É pessoal...a tendência é só piorar! O Bernal não tem experiência em administração pública e está aos poucos destruindo as conquistas anteriores para a cidade. Depois dá uma de Collor: vai para passeata contra a dengue e esquece que o papel dele é trabalhar junto as unidades de saúde, dando apoio e não aparecendo na TV como "o garoto contra a dengue"!!!
 
Maria Paim em 22/02/2013 07:12:24
Pra que? Criar cargos a amigos e parceiros políticos? Corta fora Bernal!
 
Abrãao Raeh em 22/02/2013 06:53:27
Acredito que ainda seja cedo demais para julgar ações do Bernal... não completamos dois meses efetivos de prefeitura,,, também não concordo em desintegrar uma Unidade tão capacitada como a citada acima,,, acho que o Nelsinho foi um bom prefeito, porém ainda acredito ser muito cedo falar mal do atual prefeito, com certeza ele não irá trabalhar igual o Juvencio, o André ou o Nelsinho, afinal ele faz parte de outro ponto de vista e tem que colocar pessoas da confiança dele para trabalhar, desde que sejam competentes e pró ativas, mas a estrutura de governo ainda está sendo montada... Acredito que os seis primeiros meses será apenas para ajustes...
 
Claudiney Carvalho em 22/02/2013 00:31:29
vamos trocar logo de prefeito esta nao da vamos entrgar p/ o giroto ai a coisa melhora com

sertesa
 
temisto teodoreto braga dos santos em 22/02/2013 00:22:10
R$ 200 milhões nesse tempo todo? É muita incompetência. O valor fica muito aquém das possibilidades em relação a outras capitais. O setor provavelmente gerava mais custos do que retornos. E ainda há muito o que reduzir na administração municipal.
 
Márcio Pereira em 21/02/2013 22:21:22
Dou os meus parabéns ao senhor prefeito Alcides Bernal pela compra do apartamento de R$ 2.500.000,00(dois milhões e meio de reais)no edifício Parque das Nações situado no bairro Santa Fé. Belíssimo apartamento heim sr prefeito, parabéns pela escolha.
 
João Silva em 21/02/2013 21:31:46
Eu trabalho nessa unidade e simplesmente faz 50 dias que está tudo parado. Ninguém da equipe do Bernal nos procurou para falar sobre as obras. Vários outros setores da prefeitura estão parados também, tal como a SEDESC, que cuidava dos polos empresariais, do polo de orgãnicos, das incubadoras de empresas e da área de turismo, ciência e tecnologia.
 
Israel Santos em 21/02/2013 21:12:45
Esse órgão servia para diversos interesses, inclusive escusos, se tivesse sido extinguido na administração do nelsinho, muitas licitações seriam sérias.
 
Carlos Roberto em 21/02/2013 21:04:37
Parabens Nelsinho, por ter mostrado a prestação de contas na entrega da prefeitura com a assinatura do Bernal que vive dizendo mentiras e enganando o povo, com muitas bacharias e pelas suas palavras com relação a extinçao da UEP. Campo Grande, capital com inumeros reconhecimentos e modelo que foi copiado por outras capitais, não merecia estar desse jeito. É lamentável assistir a nossa morena ser destruída por irresponsabilidade de votos de protestos.
 
Rosana Afonso em 21/02/2013 20:55:45
A inveja e o rancor vai acabar consumindo o Bernal e seus trupe quixotesca, e nós vamos arcar com as consequências.
 
Kelly Creizy em 21/02/2013 20:54:51
Genteee o que esse Bernal essa pretendendo???
 
Luane Santos em 21/02/2013 20:40:31
Essa pessoa que se diz prefeito de Cpo Gde, entrou para detonar a nossa Cidade Morena, só fica com picuinhas, culpando toda hora a administração do ex Prefeito, que bem ou mal fez uma administração mto boa, agora vamos ter que aturar 04 anos, uma administração onde o cara é um radialista e não tem competência, onde seus secretários estão envolvidos com escândalos, agora vão deitar e rolar, mas a maioria votaram como forma de protestos, está ai.
 
IDA INÊS ROA em 21/02/2013 20:20:13
O senhor Marcos Paulo não deve ser desse planeta não esta acompanhando o desleixo que o atual prefeito esta tratando a cidade, quero ver se a hora que a cidade afundar em lamas ele continua com a mesma opiniao.
 
Vanderlei cordeiro em 21/02/2013 20:13:15
QUE SAUDADES DO PREFEITO NELSON TRAD. ANTES PODE SER QUE HOUVESSE ALGO QUE NÃO FOSSE TÃO PERFEITO, MAS TODO SEGUNDO DIA ÚTIL O SALÁRIO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS ESTAVA LA. OS PROFESSORES CONVOCADOS A ESTA ALTURA JÁ ESTAVA, COM A SUA VIDA FUNCIONAL GARANTIDA. AGORA O QUE SE VÊ UM CAOS, PROFESSORES CONVOCADOS SEM CONTRATAÇÃO ASSINADA, SEM GARANTIAS DE RECEBER O SALARIO, VÁRIOS ORGÃOS SEM CHEFIAS. SEM FALAR NO BATE BOCA ENTRE PREFEITO E VEREADORES QUE AGORA TOMOU COMO CARRO CHEFE O FACEBOOK. ATE QUANDO VAMOS VER ISSO. NOSSA CIDADE MERECE MAIS RESPEITO DOS POLITICOS QUE FORAM COLOCADOS POR NÓS!! ATÉ QDO?
 
PABLO RODRIGUES em 21/02/2013 20:02:13
Excelente comentário da claudia santos, diz tudo que deve ser dito. Não faz sentido dizer que as obras estão paradas por isso. Aliás, esta UEP criada pelo André só serve para acabar com os concursos abertos de projeto que deveriam acontecer na cidade. Desta forma todas as obras ficam centralizadas ao grupinho da prefeitura, com um planejamento precário, desestimulando e não dando oportunidade ao arquitetos e engenheiros da cidade de participarem de uma licitação.
 
Leonardo Hentschke em 21/02/2013 19:50:26
Esta ai o radialista que disse que iria fazer tudo por Campo Grande , não esta fazendo nada ainda bem que eu não votei .Vergonha para Campo Grande .
 
Willian Lopes em 21/02/2013 19:25:00
Eu so tenho que lamentar. Tinha sempre um tecnico vindo aqui nas obras e atendiam a gente muito bem. Acho que era o unico lugar que funcionava sem politica no meio. Uma pena
 
Oswaldo Correa em 21/02/2013 19:15:21
Em vez extinguir o funciona sr.Prefeito Alcides, vá fiscalizar as porcarias de asfalto que esta sendo feito na Av. Rita Vieira, aquilo é caso de policia e ministério publico ir lá ver !!
 
CLELLIO AUGUSTO em 21/02/2013 19:09:13
COMO DIZ O ZECA DO PT O BERNAL É O FUTURO COLLOR FALA BONITO MAS

???????????????................. AQUI BERNAL O SANTO AMARO COPATRABALHO E A SANTA CARMELIA FAZ UM MES OU MAIS QUE ESTA PURO LIXO!!!! E AI QUANDO VAI TIRAR? E A DENGUE?
 
cecilio idalgo em 21/02/2013 19:05:54
Até quando???
Até quando vamos aguentar isso???
 
Anderson Luiz Santos em 21/02/2013 18:48:37
Nelsinho,

obrigado pelo legado deixado por sua administração. As últimas foram as melhores, as cerejas do bolo. Senão vejamos : licitação do transporte coletivo; aterro sanitário; inspeção veicular; gestão da Santa Casa e o iminente despejo da Câmara dos Vereadores. Sem mais para o momento.
 
Marcos Paulo Hypollito em 21/02/2013 17:57:37
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A gente precisa tomar cuidado pra não se tornar manobra de massa.
Anexar um órgão a uma outra secretaria, não significa que as obras deixarão de existir.
 
claudia santos em 21/02/2013 17:51:50
Parabéns a todos que votaram no Sr. Alcides Bernal, agora todos temos que pagar pela faltad e ações, e esses braços cruzados que ele se encontra, só o que vimos na nossa cidade são obras, paradas, abandonadas, como por ex. o posto de saude do Rouxinois, que em fase de acabamento, o mato toma conta. Parabéns Bernal. Daqui uns dois anos ele começa a trabalhar e para de estragar o que tava feito e funcionando.
 
Marcia Moraes em 21/02/2013 17:46:42
HETA!!! BERNAL COMEÇA A AFUNDAR CAMPO GRANDE, MINHA TRISTEZA É QUE SOU FILHA DAQUI, E TENHO ATÉ VERGONHA DESTA ADMINISTRAÇÃO ATUAL, AINDA BEM QUE EU NÃO VOTEI NESTE TAL.... SEI LÁ O QUE FALAR...