A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

09/01/2014 10:16

Bernal negocia com Jamal comando da Saúde e Ivandro pode ser 5ª baixa

Kleber Clajus e Vinicius Squinelo
Jamal critica secretário de saúde, mas não assume a possibilidade de assumir o cargo (Foto: Izaias Medeiros / CMCG)Jamal critica secretário de saúde, mas não assume a possibilidade de assumir o cargo (Foto: Izaias Medeiros / CMCG)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), mantém as negociações para ampliar a base aliada na Câmara Municipal e pode dar o comando da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ao vereador Jamal Salem (PR). Ele já disse a amigos que a negociação está bem avançada para substituir ou indicar o substituto do titular da pasta, Ivandro Corrêa Fonseca, que pode ser a quinta baixa no primeiro escalão municipal.

Fontes próximas ao vereador indicam que a “negociação está avançada” para a troca de comando na secretaria. Ontem (8),  na terceira reunião realizada na secretaria, Jamal tomou conhecimento de todos os programas e projetos executados pela Sesau desde o ano passado.Apesar de não admitir publicamente as negociações, o vereador não poupa críticas a Ivandro. Ele aponta como “falha do secretário” a não abertura de diálogo com os parlamentares. Coube ao secretário-adjunto, Vitor Rocha, a apresentação das atividades.

Jamal justificou a visita como “técnica”, para reivindicar a ampliação de procedimentos de nefrolitotripsia, tratamento a laser para eliminar cálculos renais. A fila para atendimento, de acordo com o republicano, é de cerca de 200 pessoas e o número de intervenções restritas a 20 por mês para pacientes da Capital e interior.

“Continuo defendendo a troca do secretário, por conta da confusão e desentendimento que causou com os médicos, mas não vou indicar ninguém, mesmo que seja solicitado. Também não me coloco como nome a secretaria, pois prefiro continuar meu mandato de vereador”, pontua o republicano.

Troca de comando – Sobre uma troca de comando na Sesau, Jamal mantém o posicionamento de que a alteração é necessária, em vista do “desgaste” de Ivandro Fonseca junto aos médicos.

“Ele causou muita confusão e desentendimento com os médicos ao abrir mais de 188 procedimentos de investigação por questões banais, ao invés de chamar para conversar. Defendo a troca porque está muito desgastado, mas prefiro deixar a troca a cargo do prefeito”, ressalta.

Terceira pasta - Caso a troca na Sesau seja efetivada, será a quarta desde o início da administração Bernal. A primeira alteração ocorreu com a saída do procurador-geral do município, Luiz Carlos Santini, exonerado por ordem judicial em setembro. A alteração colocou o servidor de carreira Denir de Souza Nantes no posto.

Já no mês de outubro, Bernal teve que alterar o secretário Municipal de Receita, Gustavo Freire, por pressão da oposição e de aliados na Câmara Municipal, ante o fato do titular ter sido demitido do cargo de fiscal da Receita Federal por improbidade administrativa. Freire conseguiu liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em mandado de segurança, para ser reintegrado ao cargo federal, mas assumiu a secretaria de Receita Disney de Souza Fernandes.

Em dezembro, foi a vez da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) ter o comando alterado com a saída de Kátia Maria Moraes Castilho e a entrada do engenheiro Jean Saliba. O processo de mudança foi negociado para que Bernal obtivesse ampliação de sua base na Câmara Municipal, com o apoio de Edson Shimabukuro (PTB), a fim de evitar a cassação de seu mandato.

A quarta mudança foi o presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação). O PDT indicou Dirceu Peters para o lugar do petista Amilton Cândido.



O ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE, IVANDRO CORRÊA, É UMA EXCELENTE PESSOA, ACESSÍVEL, HUMILDE E COMPETENTE GESTOR. SE OS POSTOS DE SAÚDE ESTÃO COM DEFASAGEM EM MEDICAMENTOS E INSTRUMENTOS BÁSICOS A CULPA É DO PREFEITO QUE NÃO LIBERA VERBA PARA A COMPRA DOS MESMOS OU SE FAZ DE DESENTENDIDO. TROCAR O IVANDRO PELO JAMAL SERÁ UM RETROCESSO NA SAÚDE MUNICIPAL, SE ESTA TROCA ACONTECER VAI SER MAIS UMA DECEPÇÃO! EM PREFEITO.
 
JOSÉ HUMBERTO em 09/01/2014 22:53:07
Triste!
Temos que criar uma lei contra esses vereadores e deputados. Dificil não ?
Se é vereador não pode assumir nenhum cargo na administração. Assim, acaba com essa barganha horrivel que existe! É triste ver um povo tão bom na mão de politicos tão ruins! Vc conhece um politico bom? Ou é corrupto ou é omisso!

 
pedro paulo em 09/01/2014 17:38:07
ô Bernal! que tal fazer aliança com o povo? Jamal é um péssimo nome para a saúde, além do que, o cara é médico corporativista, e adepto do "Por Fora" desde os tempos de IMPCG.
 
Nicole Zara em 09/01/2014 16:45:29
Quando pessoas honestas e dignas estão à frente das coisas, elas são facilmente tachadas por "inconvenientes", e isso atrapalha àqueles que não são favoráveis à uma política limpa, às claras.
 
Renata Clessan em 09/01/2014 16:20:33
Aqui vão minhas manifestações de apoio ao senhor secretário , pois como disse o senhor jamal os médicos estão insatisfeitos, e quando ficaram satisfeitos nunca, somente querem salários altos e pouco atendimento, lembrando ao senhor vereador que secretaria de saúde não é só médico. Aos demais membros que compõem a secretaria é lembrar aqueles que acham que só médicos trabalham na secretaria.
 
cesar anderson em 09/01/2014 16:01:12
Senhor José, quando o carnê do IPTU chegar em sua casa, o senhor vai dar razão para tirarem ele da prefeitura.
 
Juliana Alves em 09/01/2014 15:05:33
É minha gente aos poucos o que era oposição está voltando, daqui a pouco o Bernal estará mudando de Partido Político para tentar não ser cassado, adiantou muito votar contra se estão todos lá de novo!!
 
solange aparecida em 09/01/2014 14:16:28
O incrível é só agora, depois de um ano, o prefeito reconhecer que o Ivandro é incompetente para o cargo.
 
francisco manoel em 09/01/2014 14:07:27
O ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE, IVANDRO CORRÊA, É UMA EXCELENTE PESSOA, ACESSÍVEL, HUMILDE E COMPETENTE GESTOR. SE OS POSTOS DE SAÚDE ESTÃO COM DEFASAGEM EM MEDICAMENTOS E INSTRUMENTOS BÁSICOS A CULPA É DO PREFEITO QUE NÃO LIBERA VERBA PARA A COMPRA DOS MESMOS OU SE FAZ DE DESENTENDIDO. TROCAR O IVANDRO PELO JAMAL SERÁ UM RETROCESSO NA SAÚDE MUNICIPAL, OU VOCÊS SE ESQUECERAM DOS OUTROS MÉDICOS QUE ASSUMIRAM A PASTA E NÃO FIZERAM NADA PELA SAÚDE DO NOSSO POVO. NOSSA, PREFEITO BERNAL, SE O SENHOR FIZER ESSA TROCA POR CAUSA DE MAIORIA DE VOTOS NA CÂMARA MUNICIPAL, SERÁ UM TOTAL DECEPÇÃO!
 
Carla Pessoa em 09/01/2014 12:45:50
Os brimos estão voltando. Nada está ruim que não possa ficar pior.
 
joão pedro em 09/01/2014 12:22:45
o bernal esta certo em fazer alianças, la na camara tem uns 20 querendo tira ele
da prefeitura e ninguem fala nada, ele esta tentando melhorar sua administração
so muitos da politica não quer dixar por inveja.
 
jose delmondes em 09/01/2014 12:14:22
Fico me perguntando, porque esses 188 procedimentos de investigação seriam banais. E banais para quem?
 
Priscila Wormsbecher em 09/01/2014 11:51:16
O Jamal pra reclamar no minimo ele tem que melhorar o atendimento como medico cumprindo o horário que ele marca com seus pacientes.E fácil criticar quero ele como secretario o tempo e o senhor da razão.
 
Helio Brasil em 09/01/2014 11:36:45
Parabéns prefeito á secretaria de saúde tem que está na mão de quem entende
 
jairo amarante da silva em 09/01/2014 11:18:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions