ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Bernal negocia com Jamal comando da Saúde e Ivandro pode ser 5ª baixa

Kleber Clajus e Vinicius Squinelo | 09/01/2014 10:16
Jamal critica secretário de saúde, mas não assume a possibilidade de assumir o cargo (Foto: Izaias Medeiros / CMCG)
Jamal critica secretário de saúde, mas não assume a possibilidade de assumir o cargo (Foto: Izaias Medeiros / CMCG)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), mantém as negociações para ampliar a base aliada na Câmara Municipal e pode dar o comando da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ao vereador Jamal Salem (PR). Ele já disse a amigos que a negociação está bem avançada para substituir ou indicar o substituto do titular da pasta, Ivandro Corrêa Fonseca, que pode ser a quinta baixa no primeiro escalão municipal.

Fontes próximas ao vereador indicam que a “negociação está avançada” para a troca de comando na secretaria. Ontem (8),  na terceira reunião realizada na secretaria, Jamal tomou conhecimento de todos os programas e projetos executados pela Sesau desde o ano passado.Apesar de não admitir publicamente as negociações, o vereador não poupa críticas a Ivandro. Ele aponta como “falha do secretário” a não abertura de diálogo com os parlamentares. Coube ao secretário-adjunto, Vitor Rocha, a apresentação das atividades.

Jamal justificou a visita como “técnica”, para reivindicar a ampliação de procedimentos de nefrolitotripsia, tratamento a laser para eliminar cálculos renais. A fila para atendimento, de acordo com o republicano, é de cerca de 200 pessoas e o número de intervenções restritas a 20 por mês para pacientes da Capital e interior.

“Continuo defendendo a troca do secretário, por conta da confusão e desentendimento que causou com os médicos, mas não vou indicar ninguém, mesmo que seja solicitado. Também não me coloco como nome a secretaria, pois prefiro continuar meu mandato de vereador”, pontua o republicano.

Troca de comando – Sobre uma troca de comando na Sesau, Jamal mantém o posicionamento de que a alteração é necessária, em vista do “desgaste” de Ivandro Fonseca junto aos médicos.

“Ele causou muita confusão e desentendimento com os médicos ao abrir mais de 188 procedimentos de investigação por questões banais, ao invés de chamar para conversar. Defendo a troca porque está muito desgastado, mas prefiro deixar a troca a cargo do prefeito”, ressalta.

Terceira pasta - Caso a troca na Sesau seja efetivada, será a quarta desde o início da administração Bernal. A primeira alteração ocorreu com a saída do procurador-geral do município, Luiz Carlos Santini, exonerado por ordem judicial em setembro. A alteração colocou o servidor de carreira Denir de Souza Nantes no posto.

Já no mês de outubro, Bernal teve que alterar o secretário Municipal de Receita, Gustavo Freire, por pressão da oposição e de aliados na Câmara Municipal, ante o fato do titular ter sido demitido do cargo de fiscal da Receita Federal por improbidade administrativa. Freire conseguiu liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em mandado de segurança, para ser reintegrado ao cargo federal, mas assumiu a secretaria de Receita Disney de Souza Fernandes.

Em dezembro, foi a vez da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) ter o comando alterado com a saída de Kátia Maria Moraes Castilho e a entrada do engenheiro Jean Saliba. O processo de mudança foi negociado para que Bernal obtivesse ampliação de sua base na Câmara Municipal, com o apoio de Edson Shimabukuro (PTB), a fim de evitar a cassação de seu mandato.

A quarta mudança foi o presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação). O PDT indicou Dirceu Peters para o lugar do petista Amilton Cândido.

Nos siga no Google Notícias